O nível das águas na bacia hidrográfica do Una apresentou um aumento significativo nesta semana, apesar da ausência de chuvas relevantes. Esse cenário causou transbordamentos em diversos pontos, sendo o Canal São Joaquim, que atravessa os bairros de Maracangalha, Val-de-Cans, Pedreira, Sacramenta, Telégrafo e Barreiro, um dos mais atingidos. O problema persiste há pelo menos três dias, gerando apreensão entre os moradores das áreas próximas. As informações são do ex-secretária de saneamento de Belém, Cláudio Mercês.
Imagens registradas nesta sexta-feira (22) mostram a situação da comporta que deveria proteger a cidade contra a influência das marés. A estrutura está obstruída por lixo e detritos acumulados, o que prejudica seu funcionamento e eleva os riscos de contaminação no ecossistema local. Os resíduos podem ser carregados para o leito do rio, agravando os impactos ambientais.
O nível das águas na bacia hidrográfica do Una apresentou um aumento significativo nesta semana, apesar da ausência de chuvas relevantes.
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) November 23, 2024
Matéria completa: https://t.co/at8kplfbZC pic.twitter.com/KJ7znuca8o
Com a proximidade da estação chuvosa na região amazônica, especialistas destacam a necessidade de ações urgentes de manutenção e limpeza das comportas. A falta de medidas preventivas pode causar problemas graves em Belém, especialmente com a combinação de chuvas intensas e elevação do nível do mar.
Leia também:
Deixe um comentário