MPPA apura homicídio em disputa de terras no Pará - Estado do Pará Online

MPPA apura homicídio em disputa de terras no Pará

Operação Terra e Sangue apreende R$ 270 mil e armas em ofensiva que alcançou Belém e quatro municípios

Divulgação / MPPA

A investigação sobre um homicídio motivado por conflitos agrários em Vitória do Xingu levou o Ministério Público do Pará (MPPA) a deflagrar, entre os dias 22 e 24 de outubro, a Operação Terra e Sangue. A ofensiva teve como foco o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça local e alcançou cinco municípios: Vitória do Xingu, Altamira, Novo Repartimento, Senador José Porfírio e Belém.

A ação é conduzida pela Força-Tarefa de Homicídios no Campo, com apoio do Centro Integrado de Investigação (CI), do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI), do Grupo de Atuação Especial do Júri (GAEJÚRI) e das Promotorias de Justiça de Altamira e Vitória do Xingu.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos, celulares, armas de fogo, um veículo e R$ 270 mil em espécie. Um dos alvos foi preso em flagrante e teve a prisão posteriormente convertida em preventiva.

O caso investiga o assassinato de E.P.C., ocorrido em 10 de fevereiro de 2025, em Vitória do Xingu. A vítima teria sido morta em meio a disputas de terra, o que reforçou a atuação conjunta das forças do MPPA para mapear possíveis conexões entre o crime e conflitos agrários na região.

As investigações seguem em segredo de justiça, enquanto as equipes continuam a análise do material apreendido.

Leia Mais: