Mostra de Corais “Santa Cecília” teve participação de 320 cantores em sua 25ª edição

A programação deste ano, realizada na Catedral Metropolitana de Belém, teve como objetivo divulgar o canto sacro e congregar corais de diferentes formações e experiências.

A edição deste ano contou com o Coro Nossa Senhora de Nazaré, de Muaná

A tradicional Mostra de Corais “Santa Cecília” celebrou sua 25ª edição nesta quinta-feira (21) reunindo 12 grupos vocais de instituições religiosas e civis da cidade de Belém, além de um coro convidado de Muaná. O evento, idealizado em 1999 pelo Cônego José Gonçalo Vieira, permanece como um marco cultural e religioso mantido pelos Curas que o sucederam, incluindo o atual, Monsenhor Agostinho Cruz.

A programação deste ano, realizada na Catedral Metropolitana de Belém, teve como objetivo divulgar o canto sacro e congregar corais de diferentes formações e experiências. Participaram coros como a Schola Cantorum da Catedral de Belém, promotora do evento, o Coro Carlos Gomes e Itacy Silva, da Fundação Carlos Gomes, além de grupos da Basílica de Nazaré, Ministério Público, UFPA, Preventório e outros independentes. O destaque desta edição foi a presença do Coro Nossa Senhora de Nazaré, que vem diretamente de Muaná, no arquipélago do Marajó.

Com 320 cantores envolvidos, a mostra celebra a padroeira dos músicos, Santa Cecília, promovendo o canto sacro como expressão artística e religiosa. Desde sua criação, o evento acontece majoritariamente na Igreja da Sé, com passagens pela Igreja do Carmo durante o período de restauração da Catedral (2006-2008) e, mais recentemente, pela Sala Étore Bósio, do Instituto Carlos Gomes, quando o número de corais participantes chegou a 22.

A Schola Cantorum, anfitriã da mostra, está sob a regência de Eduardo Mario da Silva Nascimento, acompanhada pelo pianista e organista Paulo José Campos de Melo, além de uma equipe de coordenadores e colaboradores.

Leia também: