Moradores incendeiam lixo em protesto na divisa entre Pedreira e Umarizal

Moradores dos bairros da Pedreira e Umarizal fazem grande queima de lixo em Belém como forma de protesto

Grande quantidade de lixo sendo incendiado em uma rua de Belém
Foto: Reprodução

A crise do lixo continua em Belém, e a cada dia que passa, moradores, sobretudo de bairros periféricos, mostram mais insatisfação com a atual situação da cidade. Muitos deles, optam por utilizar medidas extremas para chamar a atenção do poder público.

Na noite desta quinta-feira (23), moradores da divisa entre Pedreira e Umarizal se revoltaram e incendiaram grande quantidade de lixo em uma via do bairro. O caso aconteceu na travessa Djalma Dutra, entre a travessa 14 de março e a rua Antônio Everdosa.

Uma moradora, que está fazendo as filmagens, afirma que a coleta de lixo não está ocorrendo. Um motorista, que filma a cena de dentro do seu carro, avisa que a via está interditada.

SOLUÇÃO?

O Consórcio Natureza Viva, que reúne as empresas CS Brasil Transportes, Promulti Engenharia e Terraplena LTDA, classificou-se como a licitante que apresentou a melhor proposta técnica, combinada com o menor valor de contraprestação pecuniária, irá prestar os serviços, na modalidade de concessão administrativa, de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, englobando as atividades operacionais de coleta, transbordo, transporte, triagem para fins de reutilização ou reciclagem, tratamento, destinação final e disposição final.

Até então, o serviço de coleta de lixo em Belém era feito através de contratos precários, de modo emergencial, renovado a cada 6 meses.

O prefeito Edmilson optou por buscar uma solução duradoura e transparente para um problema que se arrasta há anos na cidade. As informações são da Agência Belém.

Leia também: