Miro Sanova é filiado ao PT e pode ser o candidato de Helder a prefeito de Ananindeua

A filiação de Miro Sanova, que deixou o PDT recentemente faz parte de uma estratégia de Helder Barbalho para enfrentar e dificultar a reeleição do atual prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (MDB). O operador do plano é o senador e presidente do PT-PA, Beto Faro, que pode aplicar uma intervenção no Diretório Municipal, que é contra a candidatura de Miro, pois está compondo o governo de Daniel e decidiu apoiá-lo em sua reeleição.

Ato de assinatura de Miro Sanova no PT contou com dezenas de militantes petistas, a maioria ligada ao grupo do senador Beto Faro, denominado como "Articulação Socialista". Foto: Jornal Metropolitano.

Em reunião realizada neste sábado, 24, no Diretório Estadual do PT-PA, o atual presidente da FUNTELPA, Miro Sanova, teve sua ficha de filiação abonada pelo senador e presidente estadual do PT, Beto Faro.

O primeiro anúncio da filiação do mais novo petista foi feito pela ex-governadora Ana Júlia, que revelou os planos dos dirigentes do PT-PA. Ana permanece sem cargo político desde que foi derrotada em sua tentativa de reeleição em 2010 e espera ter apoio para ser nomeada em um cargo no BNDES.

Ao participar de um podcast, Miro confirmou que é pré-candidato a prefeito de Ananindeua para as eleições municipais previstas para outubro deste ano. Ele também disse que o convite para integrar as fileiras petistas foi feito pelo senador Beto Faro e que juntos, fazem parte do grupo político liderado pelo governador Helder Barbalho (MDB).

Beto Faro foi eleito senador pelo PT nas eleições de 2022, na chapa de Helder Barbalho. Segundo fontes petistas, Beto tem feito tudo que o governador lhe dita, inclusive filiado pessoas estranhas ao partido, que nada tem a ver com a história do PT. Além disso, Beto vem contrariando interesses do PT em municípios onde Helder e o MDB tem outros candidatos, forçando que o Partido dos Trabalhadores recue em apoio a candidaturas indicadas pelo governador.

Em Santarém, por exemplo, a deputada estadual e ex-prefeita, Maria do Carmo (PT) vem sendo ignorada em sua luta para ter apoio de Beto Faro para se candidatar para a disputa pela prefeitura. Apesar de jurar fidelidade na ALEPA, de defender e ter lançado Helder como melhor candidato a presidente do país, a santarena não tem o devido retorno de sua dedicação política.

Indagadas sobre a pré-candidatura de Miro a prefeito de Ananindeua, lideranças petistas ouvidas por nossa redação revelaram que a proposta sequer foi discutida com a direção do partido no município. E mais, que estão com outros planos para as eleições de 2024. O PT tem como secretário de Agricultura, o petista Pedro Soares, enquanto o PCdoB tem como titular da Secretaria de Mulheres, Leila Márcia.

“Nosso planejamento para as eleições deste ano é retornarmos para a Câmara Municipal, onde já tivemos vereadores e hoje não temos nenhum representate. Nas eleição para prefeito, temos uma decião já tomada pelos membros da federação formada pelo PT, PCdoB e PV, que é manter a aliança com o prefeito Dr. Daniel Santos (MDB), o qual nos convidou para participar de sua gestão e estamos convictos que é a melhor opção para manter Ananindeua em outro patarmar, como confirmam as pesquisas eleitorais realizadas até aqui”, revelou o dirigente petista que nos pediu reserva.

Já outras lideranças petistas ligadas ao grupo do senador Beto Faro, a “Articulação Socialista” foram taxativas em dizerem que Miro será candidato do PT para tirar o prefeito Dr. Daniel do poder. Um petista filiado ao PT Belém declarou à nossa redação, em um tom mais ácido: “Ordens são ordens e quem desobedecer pode sentir o gosto amargo de uma intervenção no diretório municipal. Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, concluiu o petista pedindo para não ter seu nome revelado.

Leia também: