Na tarde desta segunda-feira (16), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou um significativo investimento de quase R$50 milhões para a construção de sistemas rurais de abastecimento de água em 17 municípios paraenses. O anúncio foi feito durante um evento realizado em Belém, com a presença do governador Helder Barbalho (MDB), da vice-governadora Hana Ghassan, da titular da Secretaria das Cidades e Integração Regional, Fernanda Paes, e dos deputados federal José Priante (MDB) e estadual Zeca Pirão (MDB).
Este investimento faz parte do Novo PAC Seleções, um programa federal, e tem como objetivo enfrentar a estiagem em regiões críticas do Estado. De acordo com o ministro Jader Filho, a estiagem prevista para este ano deverá ser mais severa do que a registrada em anos anteriores, conforme os estudos realizados pelo governo federal.
“Água é vida e saúde. Por isso a preocupação do presidente Lula em assinar esse convênio com o governo do Pará. O contrato está assinado, haverá o processo de licitação e assim que as obras forem acontecendo, a Caixa Econômica fará os pagamento. O dinheiro para as obras está assegurado”, explicou Jader Filho.
Os 17 municípios contemplados são: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Itaituba, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Breves, Curralinho e Salvaterra.
O projeto visa melhorar significativamente o acesso à água potável e enfrentar os desafios impostos pela seca prolongada na região.
Leia também:
Deixe um comentário