Médicos das UPAs do Jurunas e Terra Firme retomam atividades, diz sindicato

Segundo o Sindmepa, o pagamento às organizações responsáveis pela gestão das UPAs dos dois bairros foi efetivado na tarde da última terça-feira.

UPAs de Belém em greve.
UPA do Jurunas é uma das que estão com médicos em greve, atendendo apenas 30% da capacidade. Foto: Agência Belém.

O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) informou na última terça-feira (24), que os médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Jurunas e da Terra Firme, decidiram retomar os atendimentos, que estavam paralisados desde o último sábado (21).

Segundo o órgão, o pagamento às organizações responsáveis pela gestão das UPAs dos dois bairros foi efetivado também na tarde da terça-feira. O Sindmepa ainda informou que, embora o repasse ainda não tivesse sido feito aos profissionais até às 17h44, os profissionais optaram por retomar o atendimento, no aguardo que o repasse seja regularizado.

Na UPA da Marambaia, os atendimentos também foram paralisados pontualmente, estavam sendo atendidos apenas casos moderados e graves. Até o momento, o Sindmepa não divulgou sobre a retomada dos atendimentos na unidade de saúde do bairro.

O caso

Os médicos que atendem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos bairros do Jurunas e Terra Firme em Belém, decidiram paralisar os atendimentos no último sábado (21), segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). Ainda segundo o sindicato, apenas 30% dos serviços estavam em funcionamento, são eles os casos mais graves, qualificados como laranja e vermelho. Já os casos diagnosticados como leves serão direcionados para outras UPAs. O estado de greve deveria se manter até o pagamento do salário ou de uma nova negociação com a Sesma.

Leia também: