Marinha abre inquérito para investigar incidente com ferry boat em Abaetetuba

De acordo com informações da capitania, a embarcação sofreu uma invasão de água que submergiu as cargas a bordo.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) iniciou um inquérito para apurar as causas e responsabilidades do incidente envolvendo o ferry boat Ana Beatriz VIII. A embarcação foi forçada a parar na Ilha do Capim, em Abaetetuba, no Pará, durante uma viagem entre Belém e Santana, no Amapá, na última segunda-feira (14). Apesar da gravidade da situação, ninguém ficou ferido.

De acordo com informações da capitania, a embarcação sofreu uma invasão de água que submergiu as cargas a bordo. A CPAOR determinou que a empresa responsável pela navegação, Navio Ana Beatriz, não poderia prosseguir com a viagem até que um engenheiro naval da entidade certificadora realizasse uma vistoria para comprovar as condições de estabilidade do ferry.

Para garantir a segurança dos passageiros, a empresa providenciou uma embarcação alternativa para realizar o transbordo dos viajantes. Além disso, uma equipe de inspetores navais da Marinha foi enviada ao local para acompanhar a situação.

A Marinha também disponibilizou os contatos do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAOR, pelos números (91) 3218-3950 e (91) 98134-3000, para que cidadãos possam relatar situações que possam afetar a segurança da navegação ou a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, além de riscos de poluição ambiental.

O inquérito da CPAOR busca esclarecer o ocorrido e evitar que incidentes semelhantes se repitam no futuro, reforçando o compromisso com a segurança da navegação na região.

Leia também: