Mais de 8 mil famílias recebem energia elétrica no Pará em 2025 pelo Programa Luz Para Todos - Estado do Pará Online

Mais de 8 mil famílias recebem energia elétrica no Pará em 2025 pelo Programa Luz Para Todos

Ação da Equatorial Pará em parceria com o Governo Federal leva inclusão energética a regiões remotas, beneficiando comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

Um dos maiores desafios da infraestrutura amazônica é garantir acesso à energia elétrica em áreas de difícil alcance. No Pará, esse cenário começa a mudar para milhares de famílias por meio do programa Luz para Todos, que busca promover cidadania e desenvolvimento nas regiões mais isoladas do estado.

Impulsionado por uma parceria entre a Equatorial Pará e o Governo Federal, o programa Luz para Todos já proporcionou mais de 8 mil novas ligações elétricas em 2025 no estado. Do total, cerca de 4 mil foram feitas com placas solares em áreas remotas e outras 4 mil por extensão convencional da rede de distribuição.

Com meta de concluir 30.537 ligações convencionais até o fim do ano em 51 municípios, como Cumaru do Norte, Óbidos e Monte Alegre, a iniciativa também prevê 18 mil conexões por energia solar em 23 localidades, incluindo Santarém, Oriximiná e Altamira. O foco são comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e assentamentos rurais, bem como os serviços públicos desses locais.

Exemplo do impacto direto da ação é o caso da dona de casa Emília Monteiro, moradora da Ilha de Jutuba, em Belém. Após receber placas solares, ela deixou de depender de um gerador à gasolina e lamparinas para iluminar sua casa e, agora, consegue armazenar alimentos e peixes pescados pelos filhos, que antes dependiam de gelo comprado.

Segundo a distribuidora, a expectativa é beneficiar mais de 190 mil pessoas em todo o estado até dezembro, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida por meio do acesso à energia, desde conforto e informação até maior segurança alimentar.

Leia também: