Mais de 7 mil militares das Forças Armadas chegaram a Belém para reforçar o esquema de segurança da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na capital paraense em novembro de 2025. A operação, batizada de Comando Operacional Conjunto Marajoara, reúne efetivos do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira em uma ação integrada com órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal.
A cerimônia de apresentação marcou o início da operação militar conjunta coordenada pelo Ministério da Defesa, com objetivo de demonstrar a prontidão e capacidade operacional das tropas. Durante o evento, foram expostas viaturas, aeronaves e equipamentos que serão utilizados nas ações de segurança e apoio logístico durante a conferência.
Operação “Marajoara” mobiliza Exército, Marinha e Aeronáutica em esquema inédito na Amazônia. pic.twitter.com/20ImoJdqvK
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) October 29, 2025
Além das tropas já sediadas em Belém, o Comando Marajoara contará com reforços enviados de diversas regiões do país, incluindo profissionais com experiência em grandes eventos nacionais e internacionais. Embora a presença em campo inicie neste momento, o planejamento estratégico da missão começou ainda em 2024.
Ao longo de novembro, as Forças Armadas atuarão de forma complementar às ações de segurança pública municipal, estadual e federal, em diferentes frentes: apoio direto às atividades da COP30, proteção de infraestruturas estratégicas — como as usinas hidrelétricas de Belo Monte e Tucuruí — e garantia de um ambiente seguro para autoridades, delegações e visitantes.
Desde o início do ano, as tropas vêm passando por treinamentos especializados nas áreas de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), Segurança Cibernética, Defesa Antiaérea, Anti-drone, Operações Especiais e Segurança de Dignitários.
Assim como nos grandes eventos internacionais anteriores sediados pelo Brasil, há expectativa de que o governo federal publique um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permite atuação das Forças Armadas de forma episódica e em áreas determinadas, em complemento à Segurança Pública.
A ativação do Comando Marajoara reforça o papel estratégico de Belém no cenário global e marca uma nova etapa da preparação para a COP30, que colocará a Amazônia e o Pará no centro das discussões internacionais sobre clima, política ambiental e desenvolvimento sustentável.
Leia também:










Deixe um comentário