Mais de 220 mil paraenses farão prova do Enem neste domingo; entenda sobre o exame

O maior vestibular do Brasil é a principal porta de entrada para as universidades públicas e particulares.

Reprodução

Mais de 220 mil Paraenses farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5). O maior vestibular do Brasil é a principal porta de entrada para as universidades públicas e particulares.

O exame é composto por uma redação e 180 questões objetivas divididas entre quatro áreas de conhecimento, sendo elas: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Para facilitar os estudos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibiliza todas as provas das edições anteriores com as respostas corretas.

No dia da aplicação das provas, os estudantes poderão entrar nos locais até às 13h. No primeiro dia, as provas serão entregues às 13h30 e poderão ser respondidas até às 19h. No primeiro dia, as questões são das matérias de Ciências Humanas, Linguagens e Redação e, no seguinte, o conteúdo tratará sobre Matemática e Ciências da natureza.

O que levar e o que não levar para a prova

Antes de entrar na sala, os estudantes receberão um envelope porta-objetos, onde deverão guardar tudo que não é permitido na hora da prova, como celular, relógio, óculos escuros e boné. Também não é permitido que o aluno faça a prova munido de caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações.

O envelope para guardar tais objetos deve ser fechado e lacrado e ficará debaixo da cadeira até o fim da prova.

Por outro lado, os vestibulandos deverão levar no dia do exame ao menos uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação, original e com foto. Ainda é aconselhável que o estudante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa.