Belém inicia campanha ‘Novembro Azul’ nesta terça-feira; confira

Além de testes e vacinação, a ação vai contar com palestras e rodas de conversa, abordando diversos temas referentes à prevenção e cuidados com a saúde integral do homem. 

Com o objetivo de alertar sobre a importância do cuidado com a saúde integral do homem, prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), vai dar início às ações da Campanha Novembro Azul.

A abertura da campanha será nesta terça-feira, (7), no período das 9h às 11h, na Unidade Municipal do Saúde (UMS) do Telégrafo. Profissionais da Referência Técnica em Saúde do Homem da Sesma vão oferecer aos interessados vacinação, aferição da pressão arterial e glicemia, consulta odontológica, testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C, distribuição de preservativos e exame de PSA para homens, com idade a partir dos 45 anos e com histórico de câncer de próstata na família.

A ação vai contar ainda com palestras e rodas de conversa, abordando diversos temas referentes à prevenção e cuidados com a saúde integral do homem. 

Neste Novembro Azul, a Sesma vai disponibilizar serviços referentes às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS, como Auriculoteria, Reike e  Acupuntura, realizadas nas unidades com profissionais habilitados.

A campanha do Novembro Azul visa diminuir as estatísticas relacionadas à falta de atenção do homem com a própria saúde, principalmente reduzindo a mortalidade por doenças que poderiam ser evitadas.

A conscientização do Novembro Azul também vai orientar a população sobre o câncer de pênis, provocado pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).  Dados da Sesma apontam que em 2022 foram registrados na capital paraense duas mortes em decorrência do câncer de pênis e que, lamentavelmente, neste ano quatro homens já morreram devido a esse tipo de câncer.

Seguindo a orientação da  Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, a Campanha Novembro Azul, busca promover a melhoria das condições de saúde da população masculina, estimulando ações que devem fazer parte da rotina dos homens, como a  adoção de hábitos saudáveis, prática de atividade física regular, alimentação balanceada, uso moderado de bebidas alcoólicas, eliminação do tabagismo e visitas regulares às unidades saúde para o acompanhamento e realização de exames.

A programação alusiva ao Novembro Azul seguirá durante todo o mês de novembro, nas unidades de saúde da rede municipal com uma série de atividades. A próxima ação será na ESF Pirajá, nos dias 10 e 11 de novembro.

Fonte: Ag. Belém