Magalhães Barata: pesquisa revela empate técnico entre Gerson (PDT) e Wilson (UB)

O ex-prefeito de Magalhães Barata, Gerson Miranda (MDB) foi condenado pelo TCU e está inelegível, mas se apresentou para uma nova disputa. Já Bujaru (PT) está inelegível após decisão do TCE. Wilson (UB) registrou sua candidatura e não consta com processos na justiça.

O instituto DOXA publica sua primeira pesquisa registrada de Magalhães Barata, município da região nordeste paraense. Lá, a prefeita não vai disputar a reeleição. Vai apoiar o pré-candidato Wilson (UB). Sem a prefeita, o cenário está sendo disputado por três pré-candidatos, Gerson Miranda (PDT), Wilson (UB) e Bujaru (PT). Nessa primeira fotografia do cenário eleitoral no município, começa uma polarização entre Gerson Miranda (PDT), que aparece com 27,2% das intenções de voto, seguido por Wilson (UB) vem com 25,1%. Bujaru (PT) ocupa a terceira posição com índice de 16,4%.

Foram entrevistados 385 eleitores no período de 29 a 31 de julho de 2024, tanto na zona urbana quanto na rural. A pesquisa está registrada no T.R.E sob nº PA-04141/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa.

Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho da prefeita, do governador e do presidente da República.

NA QUESTÃO ESPONTÂNEA É ALTO O ÍNDICE DE VOTOS FLUTUANTES: 59,4%

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 59,4%. Quanto aos nomes citados, Gerson Miranda (PDT) aparece na frente com 14,8%. O segundo colocado é Wilson (UB), que vem com 11,2%. Bujaru vem logo a seguir com 10,7%; Marlene Borges, 3,3%; Pina 0,6%.

NA ESTIMULADA GERSON MIRANDA E WILSON EMPATADOS TECNICAMENTE

Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Gerson Miranda (PDT) vai para 27,2%; em seguida aparece Wilson (UB) com 25,1%. Os dois, Gerson e Wilson, estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa. Bujaru (PT) vem em terceiro lugar com 16,4%. Pina (AVANTE) vem com 8,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 23,0%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE MAGALHÃES BARATA

Quando se trata de rejeição, Gerson Miranda aparece como o mais rejeitado com 25,1% de citações. Bujaru vem com rejeição de 21,8%; Wilson é rejeitado por 11,2%. Pina é rejeitado por 10,9%. 23,1% não rejeitam nenhum dos candidatos. Outros 7,9% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE MARLENE

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como a prefeita Marlene vem administrando o município, os números mostram que 60,1% dos eleitores estão desaprovando o seu governo. A sua aprovação é de 35,7%. Outros 4,2% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 89,0% dos eleitores de MAGALHÃES BARATA aprovam o governo de Helder; enquanto 10,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 75,0% dos eleitores de MAGALHÃES BARATA. A desaprovação é de 22,0%.

HELDERLULA
APROVA89,075,0
DESAPROVA10,022,0
NS SR1,03,0

ANÁLISE:

Nesta primeira pesquisa oficial, registrada no T.R.E, mostra o cenário eleitoral do município de MAGALHÃES BARATA bastante competitivo. A atual prefeita, Marlene Borges, que tem direito à reeleição, declinou da tarefa e não vai disputar. Apontou Wilson para ser o candidato que vai representar o continuismo de seu governo. Wilson vai disputar com dois políticos com tradição no município. No entanto, nessa primeira fotografia da corrida eleitoral, Wilson já desponta como um dos competidores em pé de igualdade com os outros dois. Quando analisamos a rejeição dos pré-candidatos, os dados mostram maior rejeição de Gerson e de Bujaru. Wilson aparece como o menos rejeitado, dando-lhe maior densidade eleitoral de crescimento no processo da campanha. Vamos aguardar os próximos movimentos desse cenário eleitoral. Vamos acompanhar passo-a-passo.

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04141/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em MAGALHÃES BARATA-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 385 entrevistas

Período: 29 a 31 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

Leia também: