O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (13) que enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o para participar da COP30, que será realizada em Belém , em novembro.
“Ontem eu mandei uma carta para ele, convidando ele para vir à COP30. Porque a COP30 vai ser a COP da verdade”, declarou Lula. Segundo o presidente, o evento será uma oportunidade para cobrar dos países ricos ações concretas contra o aquecimento global.
Lula destacou que líderes mundiais deverão responder se confiam nos alertas da comunidade científica sobre a gravidade da crise climática e se estão dispostos a adotar medidas para evitar que o aumento da temperatura média global ultrapasse 1,5°C.
Ele lembrou que, na COP15, realizada em 2009 em Copenhague, países desenvolvidos prometeram destinar US$ 100 bilhões por ano para a preservação das florestas — compromisso que, segundo o presidente, não foi cumprido até hoje.
“De 2009 até agora, já faz 16 anos, e não saiu nada”, afirmou Lula, reforçando que a COP30 será decisiva para cobrar promessas e avançar nas soluções climáticas.
Leia também:
Deixe um comentário