Líder Tembé diz que reunião com o Governo do Pará ‘chegou a denominador comum’; assista

Naldo Tembé destacou que a reunião "foi um avanço muito grande" e afirmou que "isso nunca aconteceu na nossa história".

O cacique Naldo Tembé esteve na reunião técnica para elaboração da Política Estadual de Educação Escolar Indígena, que contou com a presença do governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan na última sexta-feira, 24.

Naldo pontuou a importância da reunião com o governo do estado: “Para nós foi um avanço muito grande e chegamos a um denominador comum. O Governo deixou bem claro para a gente que nós temos autonomia de trabalhar numa lei específica para a educação dos povos indígenas, criando uma política voltada para a educação indígena. Então ficamos muito felizes porque isso nunca aconteceu na nossa história”, relata.

Sete das oito lideranças etno-regionais estiveram no local. A liderança indígena ausente foi da Região do Baixo Tapajós, que está mobilizada na ocupação da Seduc desde o dia 14 de janeiro e exige diálogo com o governador.

Em um vídeo, representantes da ocupação na Seduc afirmam que o grupo de 23 povos que está reunido no local quer falar com o governador presencialmente, sem a necessidade de demais representantes.

Leia também: