A Polícia Civil do Estado do Pará, através da 15ª Superintendência Regional do Tapajós (RISP) e da Delegacia de Polícia de Castelo dos Sonhos, com o apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) de Guairá, Paraná, realizou na tarde de 11 de agosto de 2024 a prisão de Maiko Pegoretti Kronbauer, um dos líderes de uma das organizações criminosas mais temidas do Sudoeste Paraense.
A prisão de Kronbauer, que foi cumprida em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, está relacionada ao cumprimento de uma sentença transitada em julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou o criminoso a 21 anos e 10 dias de prisão. O mandado de prisão em desfavor de Kronbauer (processo nº 0007374-56.2017.8.14.0115.01.0011-25) tem validade até 2043.
Maiko Pegoretti Kronbauer, nascido no Paraguai e naturalizado brasileiro, é acusado de uma série de crimes graves, incluindo homicídios, latrocínios, ocultação de cadáveres, tráfico internacional de armas, desmatamento, e garimpo ilegal. Ele e seu pai, Delcesar Pegoretti, atualmente preso pela Polícia Civil de Castelo dos Sonhos, lideram uma organização criminosa altamente perigosa e influente na região sudoeste do Pará.
Desde que a decisão do STF foi publicada em outubro de 2023, a equipe de investigação da Polícia Civil de Castelo dos Sonhos tem se dedicado a localizar Kronbauer. Graças ao seu poder econômico e influência política, a investigação foi desafiadora e sigilosa. O trabalho investigativo revelou que o alvo estava em Marechal Cândido Rondon para um almoço com a família Mantovani, uma influente família de fazendeiros da região.
A operação foi realizada com a colaboração do BPFRON, que cercou a residência na Rua Porto Alegre, 1270, Centro de Marechal Cândido Rondon, onde Kronbauer foi encontrado. Além da prisão relacionada à condenação, o criminoso também foi flagrado utilizando um documento falso, identificado como Carlos Augusto Chompati, o que resultou em uma acusação adicional de uso de documento falso.
A ação representa um avanço significativo no combate ao crime organizado na região e reafirma o compromisso das autoridades em desarticular organizações criminosas de alta periculosidade.
Leia também:
Deixe um comentário