Lauro Hoffmann é diplomado como prefeito de Tailândia

Lauro Hoffmann é diplomado prefeito de Tailândia em cerimônia marcada por reconhecimento e continuidade de gestão.

Na tarde desta terça-feira (17), o processo eleitoral de Tailândia, município localizado no nordeste do Pará, foi oficialmente encerrado com a diplomação de Lauro Hoffmann, eleito prefeito, e Anna Nisa, vice-prefeita, além dos 13 vereadores eleitos. A cerimônia aconteceu na sede da Câmara Municipal, após 75 dias do resultado das urnas. A posse dos novos gestores ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025.

O evento foi presidido pelo juiz Rodrigo Avelar, titular da 93ª Zona Eleitoral, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo o atual prefeito Paulo Jasper Macarrão, que deixará o cargo após 16 anos de gestão, com intervalos entre os mandatos. A cerimônia também teve a participação de familiares dos eleitos e de populares, com a transmissão ao vivo do evento em um telão instalado na área externa da Câmara.

Lauro Hoffmann, de 33 anos, foi eleito com 21.972 votos, correspondentes a 50,98% dos votos válidos. Ele é discípulo do prefeito Macarrão e já exerceu o cargo de vereador por duas legislaturas, além de ter sido presidente da Câmara Municipal. Em seu discurso, Hoffmann destacou a continuidade do trabalho realizado por Macarrão, reconhecendo as conquistas da gestão anterior, mas também reafirmando o compromisso com o avanço de diversas áreas. “Sabemos que muito foi feito pelo nosso prefeito Macarrão. Vamos continuar e avançar naquilo que ele contribuiu, sem esquecer do que temos de mais importante, as pessoas”, afirmou o novo prefeito.

Por sua vez, Macarrão agradeceu ao apoio da família, amigos e do seu secretariado durante sua gestão, e passou palavras de incentivo aos sucessores. “Se precisar suar a camisa, suem. Se precisar tirar a camisa, tirem. Eu acredito em vocês dois”, disse, se referindo ao prefeito e à vice-prefeita eleitos.

A parlamentar Rosa da Saúde (PDT) foi a mais votada para o cargo de vereadora, com 2.053 votos, seguida por Professor Gilson (PDT), com 1.803 votos, e Fabrício (PRD), com 1.379 votos. Com a diplomação oficial, os vereadores agora estão aptos a assumir os cargos de legisladores para o período de 2025 a 2028.

De acordo com a Resolução nº 23.677, de 2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação só é realizada após a aprovação do registro de candidaturas e a regularização das contas de campanha. O prazo final para a diplomação dos eleitos é 19 de dezembro, com a data e a organização da cerimônia ficando a cargo das Zonas Eleitorais de cada município.

Leia também: