Pelo menos 26 passageiros foram sequestrados na tarde desta segunda-feira (19), em uma lancha que fazia a linha entre Gurupá e Porto de Moz. A embarcação da empresa Expresso Fonseca, que deveria chegar a Porto de Moz por volta de 12h, desviou seu curso após uma parada em Tapará para embarcar um passageiro.
Após essa parada, a lancha foi redirecionada por um trecho conhecido como Urucuricaia, seguindo em direção ao Amazonas. Testemunhas relataram o sequestro, e afirmaram que os sequestradores haviam comprado cerca de 115 litros de óleo diesel em Tapará, o que sugere que a embarcação pode estar a caminho do Amapá.
Conforme apuração feita pelo EPOL, a localização de um médico que estava na lancha foi rastreada. As informações indicam que embarcação pode estar nas proximidades de Santana, no Amapá.
Buscas retornam
As buscas, que foram suspensas na noite desta segunda-feira, voltaram às 5h desta terça-feira (20).
Autoridades se manifestam
Após receber notícias de que havia ocorrido o sequestro da lancha, o prefeito de Porto e Moz, Berg Campos, emitiu nota informando o que se sabia sobre o caso e as medidas que já haviam sido tomadas. Confira!
Assim que recebi a notícia do desaparecimento da lancha que fazia a linha para Gurupá e vinha para Porto de Moz, acionei imediatamente as polícias Civil e Militar de Porto de Moz, a regional de Altamira e entrei em contato com o delegado responsável pelas delegacias do interior (Secretaria de Segurança Pública do Estado).
As polícias do Pará e do Amapá estão trabalhando em conjunto para resgatar os passageiros e prender os assaltantes, que já foram identificados. As buscas estão em andamento, e esperamos que, em breve, todos os passageiros retornem em segurança para seus lares.
A Polícia Civil do Pará também emitiu nota, informando que as equipes acompanham o caso e estão fazendo buscas na região.
“A Polícia Civil informa que equipes da delegacia de Porto de Moz acompanham o caso e fazem buscas na região”.
Comoção
O caso gerou grande comoção na cidade de Porto de Moz. Um vídeo recebido pela reportagem mostra diversas pessoas fazendo oração próxima a um porto da cidade.
Marinha do Brasil se manifesta
A Capitania dos Portos do Estado do Amapá também se manifestou, afirmando que tem apoiado as autoridades policiais que investigam o caso.
A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento, na tarde da última segunda- feira (19), de um suposto sequestro de uma embarcação, tipo lancha, com 20 passageiros, ocorrido nas proximidades do município de Porto de Moz (PA). A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) tem apoiado as autoridades policiais, responsáveis pela investigação do caso, com todas as informações disponíveis sobre a embarcação que constam nos sistemas da Autoridade Marítima. Preliminarmente foi possível verificar que a embarcação está inscrita e em situação regular junto à CPAP.
A MB coloca a disposição do cidadão os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAP (96) 99182-5046 para recebimento de denúncias e informações a respeito de qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, a segurança da navegação, ou que represente risco de poluição ambiental.
Leia também:
Meu primo, Claudecir está nessa lancha, junto com seus companheiros de viagem, retornava de uma reunião da igreja, Congregação Cristã no Brasil.