Justiça climática e sustentabilidade pautam congresso do Ministério Público em Belém

Evento reúne especialistas e autoridades para discutir temas centrais da COP30, com foco na Amazônia e no uso sustentável dos recursos naturais

Teve início na manhã desta segunda-feira (26), em Belém, o 1º Congresso do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) sobre Justiça Climática e Sustentabilidade. O evento, que acontece no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia até terça-feira (27), propõe diálogos preparatórios para a COP30, reunindo membros do MP, representantes da sociedade civil, prefeitos e empresas.

A programação inclui debates sobre o papel da Amazônia e das bacias hidrográficas brasileiras no equilíbrio climático, os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas, soluções energéticas sustentáveis, mercado de carbono e os desafios no cumprimento do marco legal do saneamento básico e da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Também serão abordadas as relações entre uso da terra, acesso a territórios e a contribuição desses fatores para a crise climática, além da importância estratégica dos recursos hídricos amazônicos, como rios, lagos, igarapés, restingas e praias, considerados fontes essenciais de vapor d’água para a atmosfera.

O congresso é promovido pela Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP) e pelo MPPA, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). A programação completa pode ser conferida no site oficial da AMPEP.

Leia também: