Na segunda pesquisa oficial registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no município de Belém, a liderança é do deputado estadual Zeca Pirão (MDB), seguido pelo deputado federal Éder Mauro (PL). O atual prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) segue na terceira posição na corrida eleitoral. O delegado federal Everaldo Eguchi (PRD) e o deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) estão empatados na quarta posição. Na questão espontânea, a pesquisa detectou ainda muitos eleitores que não sabem em quem votar, mostrando um cenário aberto no jogo eleitoral.
A pesquisa DOXA está registrada no TRE sob o número PA-08984/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
A Doxa realizou a pesquisa entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março de 2024, com uma amostra de 1.000 entrevistas.
Espontânea: Zeca Pirão, Eder Mauro e Edmilson Embolados
Na questão espontânea, em que não são apresentados os nomes dos pré-candidatos a prefeito, o índice de votos flutuantes alcança o patamar de 70,7%. Em relação à pesquisa anterior, houve uma redução de 16,4%. Três pré-candidatos aparecem tecnicamente empatados em primeiro lugar: Zeca Pirão, com 6,6%; Éder Mauro, com 6,3%; e Edmilson Rodrigues, com 6,1%. Depois desse primeiro bloco, vem Eguchi, com 3,4%; Thiago Araújo, com 2,2%; Jeferson Lima e Igor Normando, ambos com 1,1%. Abaixo de 0,3%, aparecem: Daniel Santos (MDB), Celso Sabino (União), Ítalo Abati (Novo), Jader Filho (MDB), Hana Ghassan (MDB), Elcione Barbalho (MDB), Carlos Bordalo (PT) e Adriano Coelho (PDT).
Estimulada: Em primeiro lugar, Zeca; em segundo, Éder; em terceiro, Edmilson; em quarto lugar, Eguchi e Thiago estão empatados.
Quando são estimulados os nomes dos pré-candidatos, o percentual de votos flutuantes cai para 28,2%. O deputado estadual Zeca Pirão desponta em primeiro lugar, com 17,2%. O deputado federal Éder Mauro é o segundo colocado, aparecendo com um índice de 14,8%. O terceiro lugar é ocupado por Edmilson Rodrigues, com 10,0%. Everaldo Eguchi e Thiago Araújo aparecem empatados tecnicamente, com 8,7% e 7,9%, respectivamente. O deputado federal José Priante (MDB) e Igor Normando ficam tecnicamente empatados em quinto lugar. Priante vem com 4,6% e Igor Normando com 4,4%. O ministro do Turismo, Celso Sabino, aparece com 2,1%. Italo Abati com 1,0%; Capitão Nassar com 0,5% e Cláudio Mercês também com 0,5%.
Rejeição de Pré-Candidatos
Em relação à rejeição eleitoral, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, aparece com 60,6% dos eleitores que não votariam mais nele. O deputado federal Éder Mauro apresenta uma rejeição de 8,1%. Zeca Pirão tem uma rejeição de 2,3%. Em seguida, vem Eguchi, com 1,9%; Priante, com 1,1%; Thiago Araújo, com 0,7%. Celso Sabino registra 0,4%; Italo Abati e Cláudio Mercês têm ambos 0,3%; e Capitão Nassar registra 0,2%.
Avaliação conceitual do governo Edmilson
Ao avaliar do ponto de vista conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), 76,9% dos eleitores de Belém avaliam negativamente o governo de Edmilson. A avaliação positiva (excelente e bom) chega a apenas 8,0%. O índice de avaliação regular é de 13,9%.
Aprovação/desaprovação
Quanto se trata da aprovação ou desaprovação da forma que Edmilson governa, a desaprovação chega a 82,3%. Já a aprovação é de 14,2%. Outros 3,6% não se manifestaram.
Série histórica da aprovação de Edmilson
Ao analisar a série histórica das pesquisas da Doxa, observa-se que, nesta segunda pesquisa de 2024, Edmilson dá um leve sinal de melhora. Na pesquisa anterior, ele estava com 11,3%, e agora aumentou para 14,2%. Conforme a série histórica, o melhor momento ocorreu em março de 2023, quando Edmilson obteve 27,0% de aprovação.
Série histórica da desaprovação de Edmilson
Quando se trata da série histórica da desaprovação em relação à forma como Edmilson vem governando Belém, nesta pesquisa de fevereiro observa-se uma pequena queda na desaprovação. Na pesquisa de janeiro, a desaprovação atingiu o índice de 84,5%. Agora, cai 2,2%, chegando a 82,3%.
Série histórica da aprovação e desaprovação de Helder
Observando a série histórica de aprovação e desaprovação de Helder Barbalho, verifica-se uma oscilação para baixo nesta última pesquisa, chegando a 81,9%. Os maiores índices de aprovação de Helder foram nos meses de março e outubro de 2023. Já os maiores índices de desaprovação ocorreram em janeiro, maio, junho e agosto de 2023.
Série histórica da aprovação e desaprovação de Lula
O governo do presidente Lula vem enfrentando uma queda acentuada na aprovação em Belém. Nas duas pesquisas de 2024, sua aprovação caiu 9,9 pontos, passando de 57,9% para 48,4%. A desaprovação teve uma queda ainda maior: em janeiro de 2024 era de 34,7%, e agora subiu para 46,0%.
Crise do lixo em Belém: Expectativas positivas em relação a nova empresa para fazer o serviço
A Doxa buscou conhecer a opinião dos eleitores sobre a crise do lixo em Belém e as expectativas relacionadas à chegada da nova empresa responsável pela limpeza e tratamento de resíduos. Segundo 31,8% dos entrevistados, acredita-se que a situação “apenas diminuirá a crise”. Outros 26,3% afirmam que “não mudará nada”, enquanto 11,1% acreditam que “não tem mais jeito”. Entretanto, há 27,8% dos eleitores que acreditam que a nova empresa resolverá a situação. Somando aqueles que creem na resolução com os que esperam uma diminuição da crise, mais de 50% da população de Belém demonstra esperança em mudanças no padrão de varrição, limpeza, coleta de lixo e destinação final dos resíduos.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
- Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% dos resultados refletirem o atual momento eleitoral.
- Registro Eleitoral: Registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o número PA08984/2024.
- Estatístico Responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010.
Dados da pesquisa
- Nome da Pesquisa: Contexto Eleitoral em Belém-PA.
- Margem de Erro: A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
- Amostra: 1.000 entrevistas.
- Contratante: DDD91 LTDA / DDD91-PORTAL ESTADO DO PARÁ ONLINE.
- Período da Pesquisa: De 27 de fevereiro a 02 de março de 2024.
- Tema: Administração Pública / Eleições / Opinião.
Leia também:
Thiago tem tudo para ser a terceira via dessa vez.
E ganhar a campanha. Orly pode fazer dessa vez uma ótima virada. Ele , o Thiago, tem relacionamento no governo. Só precisa mostrar soluções, com uma boa equipe de comunicação.
Quer ganhar? não economize na divulgação das soluções para o povo de Belém