Instituto DOXA realizou 479 pesquisas em 2024 no Pará e obteve 76% de acerto - Estado do Pará Online

Instituto DOXA realizou 479 pesquisas em 2024 no Pará e obteve 76% de acerto

Do total das pesquisas registradas, isto é, 96 municípios, DOXA indicou a vitória de 76,0% dos municípios paraenses.

Com mais de 30 anos de atuação, o Instituto DOXA, é referência no segmento de pesquisas de opinião e de mercado e se destacou durante o período eleitoral 2024 ao realizar 479 pesquisas, em mais de 100 municípios. Além do Pará, também foram produzidas pesquisas para estados como Maranhão, Amapá e Goiás.

O instituto esteve presente em 75% dos municípios paraenses, isto é, em 108 municípios do estado. Assim como esteve em 4 municípios do Maranhão, onde indicou a vitória em 3 prefeitos. Esteve em 5 municípios do Amapá, onde indicou a vitória em 4. Amargem de acerto em todas as pesquisas registradas e publicadas chegou ao fantástico índice de 76%.

Em Belém, por exemplo, a DOXA previu um 2º turno entre Igor Normando (MDB) e o Delegado Éder Mauro (PL), que se confirmou após a apuração das urnas.
Em relação aos candidatos às vagas do poder legislativo de Belém, DOXA também fez um amplo estudo, acertando a previsão que fez sobre os números de cadeiras que cada partido teria, com índice de acerto de 91,5%.

Apostas e certezas
Sobre a Federação PT/PCdoB/PV, a pesquisa apontou que juntos, fariam quatro cadeiras, e foi exatamente este o resultado. Assim como o PSD, que na pesquisa aparecia com quatro cadeiras, o que foi confirmado após a apuração.

A Federação PSOL/Rede ficaria com três vagas segundo o estudo, também confirmado posteriormente. União Brasil com três vagas na câmara de vereadores, e mais uma vez, a pesquisa estava correta.

O Republicanos e o PDT ficaram com duas cadeiras cada, exatamente como apontava o estudo. Seguido pelo PSB, PRD e pela Federação PSDB/Cidadania apareciam nas pesquisas com uma cadeira cada, e foi esse o resultado de cada partido.

Para o PL a previsão era de uma cadeira, porém o partido fez três, já para o PP a previsão eram três vagas, e o partido fez duas. Já para o MDB foi previsto durante o estudo que o partido levaria dez cadeiras, fazendo nove durante as eleições municipais, ou seja, DOXA obteve uma margem de acerto de 91,5% em relação às vagas para a câmara municipal de Belém.


Do total das pesquisas registradas, isto é, 96 municípios, DOXA indicou a vitória de 76,0% dos municípios paraenses.

Leia também: