O Instituto Doxa publicou no início da tarde desta sexta-feira (29) um índice de gestão pública, que é um trabalho que vem sendo desenvolvido através de pesquisas de opinião em alguns municípios paraenses. Participam desse ranking 45 municípios que foram pesquisados pela Doxa no ano de 2023.
A grande disputa se deu entre os primeiros colocados: Ananindeua e São Miguel do Guamá. Ambos os municípios tiveram crescimento em seus índices de aprovação, chegando agora com um empate em suas gestões. O que chama a atenção é que cada um tem uma orla à beira do rio pra chamar de sua. Em São Miguel do Guamá, a orla é a principal obra percebida pela população; em Ananindeua, a orla do Rio Maguari puxou o índice do município.
Confira o top 10 entre as gestões:
1° Daniel Santos (MDB) – Ananindeua e Eduardo Pio X (MDB) – São Miguel do Guamá com 97,5%
3° Tarrafa (MDB) – Curuçá com 90,4%
4° Itonir Tavares (MDB) – Jacundá com 88,3%
5° Macarrão (MDB) – Tailândia com 87,3%
6° Chico Neto (MDB) – Capanema com 84,2%
7° Jaime Silva (MDB) – Óbidos com 80,4%
8° Josemira Gadelha (MDB) – Canaã dos Carajás com 80,3%
9° Áureo Gomes (UNIÃO) – Primavera com 79,6%
10° Berg Campos (PTB) – Porto de Moz com 79,5%
O prefeito Itonir Tavares de Jacundá comemorou a aprovação e falou com exclusividade para a equipe de reportagem do Portal Estado do Pará Online:
“A gente fica muito feliz, depois de três anos de mandato à frente do município e chegar com essa aprovação alta da população nos dá mais força para trabalhar mais e mais em 2024. Aqui a gente não tem hora, é dia e noite trabalhando pra melhorar a infraestrutura, saúde e educação. Agradeço a parceria com o governador Helder que tem nos ajudado muito, a Câmara de Vereadores e junto com a equipe de governo estamos conseguindo transformar Jacundá cada dia mais”, concluiu.
Já o prefeito Jaime Silva de Óbidos destacou que o alto índice de aprovação vem do “trabalho sério e compromissado com a gestão fiscal, que nos coloca nessa posição de desenvolvimento tanto na infraestrutura, como na saúde, educação, assistência social, agricultura, esporte, turismo e cultura. A confirmação desse índice na gestão é comprovada pel Secretaria do Tesouro Nacional, que após meses de auditagem nas contas do município, autorizou um empréstimo de R$30 milhões com aval do governo federal. Óbidos é o único município do estado do Pará a conseguir um empréstimo nessas condições”, enfatizou.

Já a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, declarou: “Eu atribuo o sucesso da nossa gestão à entrega dos serviços públicos com qualidade, atendendo aos anseios da nossa população. Serão 17 novas escolas construídas agora na nossa gestão, um novo hospital – um hospital com UTI, com serviço de oncologia, modiálise. 200 quilômetros de asfalto no campo, novas avenidas, calçadas padronizadas. Quase 1.600 famílias que já foram atendidas com o nosso programa habitacional, um dos maiores do país, que é o Cartão Reforma e Construção. São mais de 20 cursos de universidade pública em Canaandos, Carajás. Construímos o Centro Viver e Conviver- que é referência – , o Planetário, que é referência também na ciência e na tecnologia, sendo destaque no país e no Estado. E por tudo isso, eu me sinto feliz e realizada por estar honrando o compromisso de levar a qualidade de vida ao nosso povo”, enfatizou.
E entre os piores avaliados na pesquisa, destaque para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) ficou na lanterna com apenas 17% de aprovação, confira:
Os piores:
36° João Tonheiro (PL) – Capitão Poço 45,7%
37° Professor Marcos (PSD) – São Francisco do Pará 44,4%
38° Marcos Tonheiro (MDB) – Irituia 42,1%
39° Alcir Costa (PSD) – Santa Maria do Pará 39,5%
40° Vandin (PSDB) – Água Azul do Norte 38,3%
41° Márcia Ferreira (MDB) – Rio Maria 31,1%
42° Marcão (MDB) – Santa Bárbara do Pará 28,4%
43° Dr. Moacir (PL) – Xinguara 27,2%
44° Claudomiro Gomes (PSB) – Altamira 24,4%
45° Edmilson Rodrigues (PSOL) – Belém 17%
Resta saber se Edmilson conseguirá reverter a alta rejeição nas eleições municipais de 2024, em que tentará a reeleição.
Leia também:
Deixe um comentário