Neste domingo (24), o projeto audiovisual Parque Cine Quebrada encerra sua quarta edição com uma programação especial de oficinas, cultura e saúde no bairro Paracuri II, distrito de Icoaraci, em Belém. As atividades começam a partir das 15h, na travessa Soledade, com acesso gratuito para toda a comunidade.
O evento contará com exposições fotográficas de Alex Figueiredo e Cristivan Alves, além de uma mostra de quadros assinados pelo artista visual André Massache. Entre as atrações, haverá exibição de filmes, shows, grafites e apresentações culturais com o grupo Carimbó Volta ao Mundo e o Sarau em Movimento, que inaugurará a geloteca, uma biblioteca comunitária instalada em uma geladeira para acesso livre dos moradores.
Um mutirão de grafite promete colorir as ruas da comunidade, enquanto crianças terão acesso a serviços de saúde bucal e poderão apresentar os trabalhos desenvolvidos durante as nove oficinas oferecidas pelo projeto ao longo do ano. As oficinas abordaram temas como penteados afro, colagem, audiovisual e outras linguagens criativas.
Criado em 2017 pela empreendedora Bianca Alves, fundadora da marca Afro Cabeleireira e moradora de Icoaraci, o Parque Cine Quebrada tem como missão promover o audiovisual e outras expressões artísticas em espaços de educação informal, contribuindo para a autoestima da população periférica e o estímulo ao pensamento criativo.
“O projeto surgiu para atender à carência de espaços que fomentem o desenvolvimento cultural em comunidades periféricas. A ideia é combater o estigma que pesa sobre essas áreas e oferecer novas perspectivas de futuro aos moradores, especialmente aos jovens”, explica Bianca Alves.
A quarta edição do Parque Cine Quebrada foi financiada pelo Edital de Fomento ao Audiovisual – Lei Paulo Gustavo e teve coprodução da produtora Cine Diáspora.
Serviço:
- Data: 24 de novembro (domingo)
- Horário: A partir das 15h
- Local: Travessa Soledade, comunidade Terra Nossa (perto da Laje), bairro Paracuri II, Icoaraci
- Entrada: Gratuita
Leia também:
Deixe um comentário