No último sábado (31), em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, um homem foi preso em flagrante por crime ambiental durante a 39ª fase da Operação Curupira. O caso ocorreu na estrada vicinal Rio Claro, dentro de uma propriedade particular, onde o indivíduo foi flagrado ateando fogo na vegetação.
O homem, funcionário da fazenda onde o incêndio foi provocado, foi detido por agentes de segurança e fiscalização do Governo do Pará e levado à Delegacia de Polícia Civil de Novo Progresso. Lá, ele foi autuado com base no Artigo 41 da Lei nº 9.605/1998, que trata de crimes ambientais, e recebeu uma multa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, destacou o esforço contínuo da Operação Curupira no combate aos crimes ambientais, ressaltando a importância da ação integrada entre fiscalização e investigação para reduzir o desmatamento no estado. Após a detenção, o homem teve fiança arbitrada e responderá pelo crime em liberdade. A Polícia Civil instaurou um inquérito e as investigações continuam, incluindo a busca pelo proprietário da área onde o incêndio ocorreu.
Leia também:
Deixe um comentário