Helder terá candidato próprio à Prefeitura de Belém e oferece vice ao PT, afirma jornal

Helder Barbalho (MDB) promete nome "novo", que deve ser anunciado até 15 de março. O Partido dos Trabalhadores (PT), já havia anunciado apoio a Edmilson Rodrigues (PSOL).

Governador do Pará, Helder Barbalho de blusa azul
Secom

O grupo político ligado ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciará até 15 de março seu candidato à Prefeitura de Belém, prometendo um nome que represente renovação. As informações são da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

O MDB também oferecerá ao PT a vaga de vice na chapa, apesar dos petistas terem decidido na última segunda-feira (26) manter o apoio ao prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL)

A decisão do grupo de Helder pela candidatura própria veio após a avaliação de que Edmilson Rodrigues enfrenta críticas em sua gestão e terá dificuldades em conquistar outro mandato.

Comenta-se hoje, nos bastidores, que o nome mais provável é o da vice-governadora do estado, Hana Ghassan, que está cotada para ser a sucessora de Helder no governo do Pará, mas que até aqui não decolou nas pesquisas eleitorais realizadas e por isso, precisa de mais popularidade.

A justificativa é evitar que um bolsonarista assuma a gestão da cidade, especialmente num momento em que Belém será sede da COP30 em 2025.

O MDB também tem outros nomes se auto-apresentando para a disputa pela prefeitura, entre eles, o mais cotado nas pesquisas eleitorais, o deputado Zeca Pirão, assim como a secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal e o deputado federal José Priante.

Leia também: