Helder confirma: Lula decretará GLO em Belém durante a COP 30 - Estado do Pará Online

Helder confirma: Lula decretará GLO em Belém durante a COP 30

Em entrevista à coluna de Igor Gadelha, o governador Helder Barbalho confirmou que o presidente Lula vai decretar Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para reforçar a segurança da capital durante o evento.

Ministério da Defesa

Durante a COP30, Belém contará com o reforço direto das Forças Armadas. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai decretar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na capital paraense ao longo do evento.

Segundo Helder, a medida foi solicitada oficialmente pelo governo estadual e terá validade durante todo o período da conferência, que começa no dia 6 de novembro e seguirá até o fim do mês. “Haverá GLO. Combinamos com as Forças Armadas. A demanda obrigatoriamente precisa ser do estado”, disse o governador à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Com o decreto, os militares passarão a coordenar a segurança da capital, com foco especial na proteção das delegações e chefes de Estado que virão à cidade para participar da conferência climática. A ação será articulada entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública do Pará.

A Garantia da Lei e da Ordem é um instrumento previsto na Constituição Federal e já foi usada em outros eventos internacionais de grande porte no país, como a cúpula do G20, em 2024, no Rio de Janeiro.

Nos últimos dias, o termo voltou ao centro do debate nacional após a operação policial no Rio que deixou mais de 60 mortos. O governo federal reforçou que o uso de equipamentos militares, como blindados, só ocorre mediante decreto de GLO, medida que, no caso fluminense, ainda enfrenta resistência do governador Cláudio Castro (PL).

Leia Mais: