O governo federal está finalizando uma medida provisória que garantirá o fornecimento gratuito de gás de cozinha para 17 milhões de famílias de baixa renda. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (31) pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que afirmou que a iniciativa será oficializada em breve dentro do programa Gás para Todos.
Durante evento no Porto do Açu (RJ), o presidente Lula (PT) voltou a criticar os preços do botijão de 13 quilos e afirmou que a Petrobras consegue vender o produto por R$ 37, mas que ele chega a R$ 140 ao consumidor final. Lula classificou a situação como exploração do sofrimento alheio e prometeu garantir o acesso gratuito ao gás para que famílias mais pobres possam “cozinhar seu feijão e seu arroz”.
Segundo o MME, o programa tem foco social e energético. Do ponto de vista social, pretende melhorar as condições de vida de famílias carentes e reduzir o uso de lenha, o que também representa um avanço em saúde pública, ao evitar a exposição à fumaça, sobretudo por mulheres e crianças.
Em relação ao aspecto energético, o ministério explicou que o programa busca combater a pobreza energética ao permitir o acesso direto ao botijão, aliviando o orçamento doméstico de famílias que, em muitos casos, comprometem parte significativa da renda com o gás de cozinha.
Leia também:
Deixe um comentário