Governo do Pará entrega viaturas novas e equipamentos tecnológicos para reforçar segurança pública - Estado do Pará Online

Governo do Pará entrega viaturas novas e equipamentos tecnológicos para reforçar segurança pública

Além de 40 novas viaturas para integrar frota da Operação Polícia Mais Forte, Executivo estadual adquiriu drones, totens, câmeras de monitoramento e outros equipamentos para avançar a pauta da segurança pública

Governo do Pará entregou, nesta terça-feira, 2, mais 40 viaturas para integrar a frota da Operação Polícia Mais Forte, elevando de 131 para 171 o número de veículos empregados diariamente no policiamento ostensivo de 17h às 23h, em complemento ao patrulhamento ordinário que já tem outras 150 viaturas nos bairros da capital e municípios vizinhos. 

Além das viaturas, houve a aquisição de dronestotens, câmeras corporais e de videomonitoramentodetectores de metal e computadores de alto desempenho para avançar a segurança pública do Estado.

Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), os investimentos fazem parte do planejamento do Governo do Estado para fortalecer a segurança durante os meses de setembro e outubro, período marcado por eventos de grande mobilização popular, como a Semana da Pátria e o Círio de Nazaré.

Além do incremento na frota, os Pontos Base Estratégicos (PBEs) também passarão por reposicionamento em áreas de maior fluxo de pessoas e veículos. A medida visa garantir maior visibilidade das ações policiais e uma resposta mais rápida a ocorrências, contribuindo para a segurança da população e a proteção do patrimônio público e privado.

As Polícias CivilMilitar e Penal também foram contempladas com ferramentas tecnológicas de inteligência que auxiliam investigações e operações de segurança. Mais de 10 workstations (computadores de alto desempenho projetados para tarefas profissionais que exigem grande capacidade de processamento e recursos) e 11 drones foram adquiridos, recentemente, somente pela Polícia Civil. 

De 2019 a 2025, o Governo do Estado disse que a Polícia Militar foi contemplada com mais de 2 mil equipamentos, como computadores, notebooks e tablets, além de máquinas de fusão e conversores de fibra ótica, 600 bodycams, quase 3 mil instrumentos eletroincapacitantes (tasers) e mais de 1 mil radiocomunicadores. 

Ver no Threads

“Nosso objetivo é continuar perto das pessoas, espalhados em todos os bairros, combatendo a criminalidade, garantindo paz para a população e aproximando a polícia dos cidadãos e cidadãsda nossa capital e região metropolitana”, enfatizou o governador.

Leia também: