A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) anunciou, nesta sexta-feira (21), o apoio do Governo do Pará às atletas da Federação Paraense Desportiva dos Surdos (FPADS) para a participação em competições de nível nacional e internacional. O anúncio foi feito pelo secretário da Seel, Cássio Andrade , durante uma videochamada com o governador Helder Barbalho , em reunião que contou com a presença de mais de doze atletas, além do secretário adjunto da Seel, José Francisco, e da professora da DRE 5 Ananindeua, Karol Pinheiro .
Apoio estrutural e incentivo ao esporte
Além do suporte financeiro para as atletas que representam o Pará nas competições, a Arena Mangueirinho foi disponibilizada pela Seel para os treinamentos da equipe. “Esses atletas poderão contar com o apoio financeiro do Governo do Estado e terão o Mangueirinho à disposição para treinos e preparação”, afirmou o secretário Cássio Andrade .
A reforçar a iniciativa do Estado com a inclusão e acessibilidade no esporte, promovendo diversidade e igualdade de oportunidades. Segundo a FPADS, a prática esportiva entre atletas surdos incentiva não apenas o desempenho esportivo, mas também a integração social e o reconhecimento do talento desses competidores .
Modalidades esportivas
A FPADS conta com dez modalidades esportivas para surdos, incluindo boliche, judô, karatê, futsal, natação, basquete, futebol de campo, vôlei de quadra, vôlei de praia e beach tênis .
Com a iniciativa, o Governo do Pará reafirma o compromisso com o esporte inclusivo , fortalecendo o acesso de atletas surdos a competições de alto nível e impulsionando o desenvolvimento esportivo no estado.
Leia também:
Deixe um comentário