Força-tarefa policial combate crimes em quatro municípios do Pará e prende oito suspeitos

A ação teve como foco os municípios de Barcarena, Belém, Ananindeua e Santo Antônio do Tauá e foi direcionada ao combate de crimes como extorsão, tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de armas, roubos e atentados contra agentes públicos.

Uma operação integrada da Polícia Civil do Pará (PCPA) foi deflagrada nesta quinta-feira (19) para cumprir 13 mandados de prisão, um de recaptura e 42 mandados de busca e apreensão. A ação teve como foco os municípios de Barcarena, Belém, Ananindeua e Santo Antônio do Tauá e foi direcionada ao combate de crimes como extorsão, tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de armas, roubos e atentados contra agentes públicos.

Vila dos Cabanos, em Barcarena, foi o principal alvo da operação, onde a maioria das ordens judiciais foi expedida. O delegado Guilherme Traldi, diretor da Delegacia de Vila dos Cabanos, destacou a operação: “Realizamos a prisão de oito pessoas, além da apreensão de uma grande quantidade de drogas, dinheiro e celulares, que serão fundamentais para dar continuidade às investigações.”

As apurações iniciais indicaram extorsões a empresários da região e envolvimento de suspeitos com o tráfico de drogas. Durante as ações, 148 policiais, divididos em 37 equipes, atuaram simultaneamente em diversos pontos estratégicos. A operação contou com o apoio de unidades especializadas e cães farejadores.

Divulgação PC

Resultados da operação:

  • Presos: 8 suspeitos.
  • Foragidos: 5 suspeitos não localizados.
  • Apreensões: drogas semelhantes a maconha e cocaína, R$ 500 em espécie e 16 celulares.
  • Adolescentes apreendidos: 1.

O diretor de Polícia do Interior (DPI), Hennison Jacob, ressaltou a importância da operação: “A presença dos policiais civis é essencial para garantir a eficácia das ações e a segurança pública. Operações como esta demonstram o compromisso das forças de segurança com o combate ao crime em regiões estratégicas do estado.”

A operação foi realizada com a participação de diversas unidades da Polícia Civil, incluindo as diretorias de Polícia Especializada (DPE), Metropolitana (DPM), de Combate à Corrupção (Decor), o Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). O Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar também reforçou as buscas.

Leia também: