Uma carreta que fazia parte de uma mudança entre Manaus e Belém foi usada como esconderijo para cerca de 130 quilos de maconha do tipo skank, apreendidos neste sábado (17) durante fiscalização no Porto de Jeretepaua, em Óbidos, oeste do Pará. A droga foi localizada após inspeção minuciosa feita por equipes da Base Fluvial Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Pará.
O entorpecente estava distribuído em 119 tabletes escondidos dentro de caixas metálicas seladas com rebites e preenchidas com espuma expansiva. O material estava camuflado entre móveis e objetos pessoais de uma suposta mudança que, segundo o motorista da carreta, teria como destino o estado do Ceará.

A carreta era transportada na embarcação “Rei Davi”, que levava duas balsas – “Luana I” e “Lady Linda”. O barco já havia sido parado na sexta-feira (16), quando uma primeira quantidade de droga foi apreendida. No sábado, durante nova varredura com apoio do cão farejador Izú, os agentes encontraram o restante da carga ilícita.
O motorista foi ouvido pela Polícia Civil e alegou desconhecer o conteúdo das caixas metálicas. Ele disse que havia sido contratado apenas para levar a mudança. Segundo o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, a Base Candiru tem atuado de forma estratégica na repressão ao tráfico fluvial:
Em dois dias, as fiscalizações da Base Candiru já resultaram na apreensão de mais de 140 kg de drogas, sendo 10,760 kg ontem e mais 130 kg hoje. Isso demonstra que o Estado está presente com efetivo policial e reforçando as ações em rotas estratégicas. É importante ressaltar que, diante desse reforço, os grupos criminosos buscam novas formas de disfarçar os entorpecentes — como no caso desta carreta, que de fato carregava objetos de mudança. Vamos seguir com ações firmes para continuar desarticulando o tráfico e outros crimes no Pará.
O material apreendido será periciado, e as investigações seguem para identificar os responsáveis pelo envio da droga. A embarcação permanece retida no porto de Óbidos até que todos os veículos a bordo sejam revistados com segurança.
Deixe um comentário