Com segundo turno apenas nas cidades de Belém e Santarém, a maioria dos prefeitos e prefeitas do Pará já foi eleita neste domingo (6). Enquanto algumas lideranças mantiveram o poder, outras sofreram derrotas significativas, redesenhando o cenário político do estado e lançando incertezas para a disputa eleitoral de 2026, que definirá novos deputados, senadores e o governador do estado.
Mocajuba e Colares
Em Mocajuba, a prefeita Elieth Braga (MDB), que também controla duas secretarias de estado — Cidadania e Infraestrutura —, enfrentou uma dura derrota ao não conseguir eleger seu irmão, Fabrício Braga (MDB), para a prefeitura. Situação semelhante ocorreu com Cilene Sabino (União Brasil), ex-presidente da Junta Comercial do Pará (Jucepa) e irmã do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), que saiu derrotada por Maria Lucimar (MDB), na disputa pela prefeitura de Colares.
Famílias fortalecidas: Monte Alegre, Prainha, Oriximiná e Terra Santa
Por outro lado, algumas famílias políticas se fortaleceram. Os irmãos Hage retornam ao protagonismo na região oeste do estado: Júnior Hage (PP) foi eleito prefeito de Monte Alegre, enquanto Gandor Hage (PP) assumirá a prefeitura de Prainha. Da mesma forma, os irmãos Fonseca se consolidaram politicamente: o Delegado Fonseca (Republicanos) foi reeleito em Oriximiná, e Siqueira Fonseca (Republicanos) conquistou a prefeitura de Terra Santa.
Família Lima: Moju e Soure
O deputado estadual Iran Lima (MDB) também enfrentou desafios para manter sua influência política, mas conseguiu eleger Rubens Teixeira (MDB), atual vice-prefeito de Moju, como sucessor de Nilma Lima (MDB). Além disso, seu filho, Paulo Vitor (MDB), foi eleito prefeito de Soure, no Marajó.
Tonheiros enfraquecidos: Capitão Poço e Garrafão do Norte
Os irmãos Tonheiro saíram enfraquecidos deste pleito, mantendo apenas o controle da prefeitura de Capitão Poço, com Fernanda Tonheiro (PP) e perdendo as prefeituras de Irituia e Garrafão do Norte, vencida por Marcones Mangueira (PSD) diante de Socorro Tonheiro (MDB).
Irmãos Pio X no topo
Já os irmãos Pio X saíram vitoriosos. Eduardo Pio X (MDB) foi reeleito com ampla vantagem em São Miguel do Guamá, já que era o único candidato, enquanto seu irmão, Pio X Júnior (PSD), derrotou Marcos Tonheiro (MDB) em Irituia, enfraquecendo ainda mais a família Tonheiro.
Paragominas
Uma das poucas vitórias significativas do MDB foi em Paragominas, onde Sidney Rosa voltou à cena política ao derrotar o atual prefeito, Dr. Lucídio (União Brasil).
Salinópolis
Em Salinópolis, o prefeito Kaká Sena (PP) foi reeleito, derrotando o MDB local e impondo uma derrota a Paulo Henrique Gomes, que agora se volta para São João de Pirabas, onde sua esposa, Kamily Araújo (MDB) foi reeleita como prefeita.
Leia também:
Deixe um comentário