Familiares e instituições lamentam morte de Bel Mesquita, ex-prefeita de Parauapebas

A ex-prefeita de Parauapebas foi diagnosticada com a doença no final de 2023, passou por cirurgia, mas foi internada na última semana no Hospital Porto Dias, em Belém, com um quadro crítico.

Faleceu na manhã desta quinta-feira (19) Bel Mesquita, aos 70 anos, após uma luta contra o câncer de pâncreas. A ex-prefeita de Parauapebas foi diagnosticada com a doença no final de 2023, passou por cirurgia, mas foi internada na última semana no Hospital Porto Dias, em Belém, com um quadro crítico.

Bel Mesquita foi uma figura política marcante no Pará, sendo a única mulher a ocupar a prefeitura de Parauapebas por dois mandatos consecutivos, entre 1997 e 2004.

Sua carreira pública também incluiu a eleição como deputada federal em 2006, quando atuou nas comissões de Educação e Cultura, e de Seguridade Social e Família. Em 2009, foi Procuradora-Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher e, no governo Dilma Rousseff, assumiu o cargo de Secretária Nacional de Políticas de Turismo.

Formada em Psicologia Social, Bel foi também professora e especialista em Planejamento Estratégico Situacional e Ciências e Técnicas de Governo, contribuindo significativamente para o crescimento de Parauapebas e para a representação feminina na política.

A OAB de Parauapebas emitiu uma nota de pesar assinada pelo presidente Guilherme Henrique de Oliveira Mello, pela diretoria e pelos conselheiros seccionais Deivid Benasor e Rubens Mota.

No comunicado, as instituições destacaram sua trajetória e prestaram solidariedade aos familiares e amigos.

Leia também: