Familiares de uma criança denunciam um suposto caso de negligência médica registrado no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém.
Em relato, Leticia Monteiro, a mãe de Miguel Monteiro, de 5 meses, conta que deu entrada com o filho na urgência do hospital na última segunda-feira (17). A criança apresentava um quadro de pneumonia, mas um dos médicos teria afirmado que Miguel estava apenas resfriado e liberado a criança da unidade de saúde. No entanto, na quarta-feira (19), Leticia teria voltado ao hospital com o menino apresentando baixa saturação. Em seguida, ele foi internado na Sala Vermelha, onde foi entubado, mas não resistiu e morreu na madrugada de quinta-feira (20).
Segundo a mãe, os médicos negligenciaram a gravidade do quadro clínico de Miguel. Assista:
Outras acusações — Na tarde do dia 14 de fevereiro, um bebê deu entrada na unidade de saúde com febre alta, convulsões e tremores. A mãe denunciou que, mesmo assim, o bebê esperou mais de 12h para ser atendido e só foi recebido pelos médicos no dia seguinte, por volta das 5h da manhã. Durante esse tempo, a família afirmou que os enfermeiros e médicos de plantão desconsideraram a gravidade do quadro do bebê, que não parava de chorar. Após horas de desespero e já desacordado, a criança teria sido atendida para tentar reanimação, mas ele não resistiu.
A equipe do Estado do Pará Online entrou em contato com a assessoria do Hospital Abelardo Santos, que respondeu em nota: “A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) informa que o paciente recebeu assistência especializada de médicos e da equipe multiprofissional da unidade. Apesar dos esforços e das intervenções realizadas para tratar o quadro de pneumonia, o paciente não resistiu. O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) lamenta pelo ocorrido”.
Leia também:
Deixe um comentário