Ex-vereadora é presa por ter estabelecimento ilegal em terra indígena

Foto: Reprodução

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão preventiva de Lauanda Peixoto Guimarães, que tinha um estabelecimento em área de reserva indígena.

A prisão foi efetuada na última terça-feira (14), na cidade de São Félix do Xingu, após uma investigação envolvendo a Força Nacional.

Lauanda é considerada uma das principais lideranças da invasão da terra indígena Apyterewa, no sudeste do estado. A mulher é dona de um posto de combustíveis que funciona irregularmente dentro da área de reserva. Tiros foram disparados contra os agentes, carros foram atingidos, mas ninguém ficou ferido. Os suspeitos seriam pessoas que atuam com a mulher investigada por invasão, desobediência a odem judicial e coação

A mulher é ex-vereadora da cidade de Alto Horizonte, cidado do estado de Goiás. Teve o mandato cassado por conta de diversos crimes cometidos ao lado do marido, entre eles, a cobrança de R$ 30 mil mensais ao prefeito, em troca de uma governabilidade tranquila. As investigações dos agentes de segurança também constataram que a acusada também estaria articulando derrubada de pontes na área indígena para dificultar a retirada de invasores do local.

Leia também: