Estudantes paraenses são finalistas na 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

A fase decisiva do evento acontece entre os dias 24 e 28 de março, na Universidade de São Paulo (USP), reunindo jovens pesquisadores de todo o país.

Dois projetos de escolas públicas do Pará estão entre os finalistas da 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A fase decisiva do evento acontece entre os dias 24 e 28 de março, na Universidade de São Paulo (USP), reunindo jovens pesquisadores de todo o país.

Os trabalhos selecionados destacam a inovação e a sustentabilidade. Um deles, da Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Fernando Henrique, em Monte Alegre, investiga a observação da Lua a partir das técnicas de Galileu Galilei. O outro, da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Lemos, em Santa Izabel do Pará, propõe o reaproveitamento da água de ar-condicionado para irrigação de hortas domésticas.

Para o estudante Alexandre Augusto, da 2ª série do Ensino Médio, as expectativas são altas para a Febrace. “A minha expectativa para a Feira é a melhor possível porque é uma forma de aprendizado, é uma experiência nova e, também, a possibilidade de voltar com o prêmio é algo que a gente está esperando”, disse.

A Febrace, criada em 2003, é um dos maiores programas de incentivo à cultura científica e ao empreendedorismo estudantil no Brasil. Além da premiação nacional, a feira seleciona projetos para competições internacionais, incentivando a participação de jovens em áreas como Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Leia também: