Círio de Santarém é marcado por fumaça de queimadas

Céu poluído preocupa moradores; autoridades cobram ações do governo estadual para combater incêndios na região

Fotos: Reprodução

O 106º Círio de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA), foi celebrado na manhã deste domingo (24) sob um céu acinzentado pela fumaça de queimadas que, há dias, afeta a cidade. As imagens da peregrinação documentam o céu poluído e geram preocupação entre os moradores.

Autoridades locais atribuem a fumaça a queimadas em municípios vizinhos, como Porto de Moz e Prainha, conforme monitoramento via satélite. O Ministério Público do Pará recomendou, em parceria com órgãos ambientais e de segurança, a criação de um plano emergencial para prevenir e combater os focos de incêndio.

Apesar das ações já protocoladas, a fumaça continua comprometendo a qualidade do ar. Figuras políticas e alguns internautas criticaram a falta de ação do governo estadual para mitigar os efeitos das queimadas.

O Estado do Pará Online (EPOL) solicitou uma nota à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), questionando quais intervenções estão sendo realizadas pelo Estado para minimizar os efeitos das queimadas. Contudo, até o momento desta publicação, não houve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia também: