Estudantes paraenses buscam vaga em Torneio Mundial de Robótica

O evento prossegue até sábado (2), no Distrito Federal, com uma programação preparatória para o Mundial de Robótica, que será realizado em abril nos Estados Unidos.

Estudantes paraenses
Foto Divulgação / Seduc

O Torneio Sesi de Robótica First Lego League, sediado em Brasília, no Distrito Federal, entrou em seu segundo dia nesta sexta-feira (1). Os estudantes da equipe “Pavulagem” participaram ativamente, conduzindo missões com robôs de Lego e competindo no Desafio de Aliança, que visa promover a interação entre os jovens de diferentes equipes. O evento teve início na quarta-feira (28), reunindo estudantes de diversos estados brasileiros, e continua até sábado (2).

No Desafio de Aliança, duas equipes colaboram na construção de estratégias para superar os desafios propostos pela competição. Por meio de sorteio, a organização do torneio uniu a equipe do Pará com a do Rio de Janeiro para cumprir as missões estipuladas pela mesa.

Neste desafio, os competidores lançam simultaneamente os robôs das duas equipes, visando alcançar a maior pontuação possível. O objetivo é fomentar a interação entre os jovens, promover parcerias na resolução de problemas e facilitar o intercâmbio de conhecimentos.

“Sem dúvida, está sendo uma experiência incrível. Estou aprendendo muito com a cultura de outros estados e guardarei muitas lembranças felizes deste momento, desta troca de conhecimentos”, compartilhou Jean Serrão, membro da equipe Pavulagem.

A etapa nacional do torneio serve como classificatória para o Mundial de Robótica da organização sem fins lucrativos First, sediado em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos, e que acontecerá em abril próximo. O Brasil tem garantidas 12 vagas na competição internacional, estabelecendo um recorde desde o início de sua participação.

Portal Estado do Pará Online com informações da Agência Pará.

Leia também: