Durante a inauguração do novo Mercado de São Brás, nesta quarta-feira (18), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), destacou a emoção de entregar uma obra que dialoga com sua história pessoal e a identidade cultural da cidade. “Eu estou feliz como prefeito, mas também como arquiteto e cidadão de Belém. Cresci na fronteira entre o Guamá e São Brás, e esta praça era minha praça, o mercado era a minha feira. É aqui que eu comprava todo fim de semana, ajudando meu pai”, afirmou o prefeito.
O mercado, revitalizado com um investimento de R$ 125,6 milhões, preserva as raízes históricas e culturais do espaço, ao mesmo tempo que projeta impactos econômicos e turísticos significativos. Edmilson ressaltou que o restauro, ampliação e modernização foram realizados respeitando a tradição, com a manutenção dos antigos permissionários. “Quem quiser comprar a mandinga vai continuar encontrando a Rosana, presidente da associação”, destacou, reafirmando o compromisso com os feirantes locais.
Além de manter os 193 permissionários originais, o novo mercado abrigará 330 novos empreendimentos, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Para o prefeito, a obra transcende a estrutura física, consolidando Belém como referência mundial em mercados e feiras livres. “Isso terá um impacto enorme na economia local, especialmente em uma área que é muito forte para nós: a valorização das feiras tradicionais.”
Rodrigues encerrou seu discurso agradecendo aos trabalhadores responsáveis pela obra, com quem irá almoçar amanhã, celebrando a conclusão de um projeto.
Leia também:
Deixe um comentário