A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promoveu um curso de culinária para quilombolas do Abacatal, em Ananindeua, entre os dias 1º e 3 de agosto. A capacitação, proposta pela Associação dos Moradores e Produtores Quilombolas do Abacatal (AMPQUA) e apoiada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Manoel Gregório Rosa Filho, teve como objetivo integrar ingredientes típicos da Amazônia na culinária local, oferecendo novas oportunidades de renda e valorização dos produtos regionais.
O curso contou com a participação de 25 agricultores e introduziu receitas como pão de açaí e pizza de macaxeira com recheio de camarão regional e jambu. Essas inovações buscam não apenas enriquecer a alimentação das comunidades, mas também criar novas fontes de renda através da venda dos produtos.
Maria Hilma Gurjão, técnica social da Emater e responsável pelo treinamento, destacou a importância da adaptação e inovação nos métodos culinários. “Apresentamos técnicas que aprimoram sabores e introduzimos combinações criativas, como o bolo de macaxeira e a cocada de açaí”, explicou Maria.
A capacitação visa potencializar o uso de ingredientes locais, como açaí e mandioca, que são essenciais para as atividades socioeconômicas das famílias quilombolas, como o extrativismo e o plantio de mandioca. Além de promover a nutrição criativa, o curso contribui para o fortalecimento econômico da comunidade através do empreendedorismo local.
Leia também:
Deixe um comentário