Em cerimônia com artistas paraenses, Belém é consagrada ‘Capital Mundial do Brega’ - Estado do Pará Online

Em cerimônia com artistas paraenses, Belém é consagrada ‘Capital Mundial do Brega’

Título internacional da ONU Turismo foi entregue pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, em defesa da identidade cultural da música paraense

Belém do Pará foi consagrada, oficialmente, a ‘Capital Mundial do Brega’, em um evento realizado na noite desta quinta-feira, 5, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). A cerimônia de entrega foi realizada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, com a presença do prefeito Igor Normando, de representantes da ONU Turismo, autoridades locais e mais de 30 artistas do movimento brega paraense. O reconhecimento à capital paraense foi concedido pela ONU Turismo.

O título foi aprovado na 123ª reunião do Conselho Executivo da ONU Turismo, em Segóvia (Espanha), sob a presidência de Sabino, que celebrou a conquista como um marco na valorização da cultura amazônica. 

“O brega é mais que música. É emoção, identidade e pertencimento. Entregar esse título a Belém é reconhecer a força da cultura popular como motor de desenvolvimento e orgulho nacional. Nosso povo canta, dança e transforma arte em história. Esse título é de Belém, ninguém tira, e agora o mundo sabe disso”, afirmou o ministro.

Recebendo a placa de homenagem, o prefeito de Belém, Igor Normando, destacou o impacto do reconhecimento para o turismo e a cultura de Belém. “O brega é a alma da cidade. Esse título da ONU Turismo nos projeta para o mundo, mostrando que nossa cultura é forte, legítima e geradora de oportunidades. Belém agora brilha como merece: com som, com cor e com orgulho do que é”, pontuou o prefeito.

Ministro do Brega

Durante o evento, Celso Sabino foi surpreendido com uma placa de homenagem entregue pelos artistas do movimento, que o reconheceram como “Ministro do Brega” pelo seu papel central na conquista do título internacional. A homenagem foi recebida com emoção.

Com mais de 30 artistas presentes no evento, os cantores Wanderley Andrade e Helen Patrícia, da banda Xeiro Verde, representaram no palco a classe artística do movimento brega no Pará. Em seu pronunciamento, Helen fez uma comovente homenagem aos nomes que construíram a história do gênero no Pará, lembrando artistas que abriram caminho com coragem, talento e paixão.

Leia também: