Em Belém, Grande Rio anuncia ordem de apresentação de seletiva de samba-enredo que acontece neste sábado

Os eventos realizados hoje em Belém fazem parte dos preparativos para a grande final do Festival de Samba Enredo, no sábado (07), no Parque Porto Futuro, a partir das 18h30. Os dois classificados estarão indo para o RJ.

Nesta quinta-feira (05), no Teatro Gasômetro, ocorreu um dos momentos mais aguardados do intercâmbio cultural entre a escola de samba Grande Rio e as agremiações paraenses.

O workshop sobre harmonia e evolução, conduzido por Thiago Monteiro, diretor de carnaval da Grande Rio, trouxe ao público belenense um mergulho nos aspectos técnicos dos desfiles.

O evento, que começou às 18h, atraiu profissionais e entusiastas do carnaval local, oferecendo uma oportunidade única de aprimorar conhecimentos e contribuir para a evolução das escolas de samba do Pará.

Além do workshop, uma coletiva de imprensa foi realizada com a presença do presidente da Grande Rio, Milton Abreu do Nascimento (Perácio), do presidente das Escolas de Samba Associadas do Pará (ESA), Fernando “Guga” Gomes, e da secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal. O encontro destacou a relevância dessa parceria inédita entre o Rio de Janeiro e o Pará, que visa alçar o samba paraense a uma nova projeção nacional.

Durante a coletiva, o presidente da Grande Rio fez um anúncio que entusiasmou o público: Paola Oliveira, rainha de bateria da escola carioca, irá dançar o tradicional carimbó paraense durante o evento de encerramento. A atriz e rainha de bateria será uma das grandes atrações no sábado (07), no Porto Futuro.

Além disso, Gabriel Andrade e Leonardo Borba, responsáveis pelo desenvolvimento do enredo da Grande Rio para o carnaval de 2025, compartilharam detalhes sobre o processo criativo e os desafios de representar a cultura paraense.

“A gente conseguiu recortar o desenvolvimento do enredo pra que a gente chegasse em algo que a gente fosse colocar no samba. Imagina se a gente fosse trazer as diversas características do povo paraense, dessas características da cultura paraense pra um destino histórico, seria impossível. Então, a gente conseguiu fazer um recorte, e aí eu volto lá atrás daquela primeira conversa que a gente teve, que você falou muito, que era da questão humana, dessa relação do povo com as águas”

Gabriel Andrade, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do enredo da Grande Rio para o carnaval de 2025

O evento faz parte da programação que culmina na grande final do Festival de Samba Enredo, no sábado (07), no Parque Porto Futuro, a partir das 18h30. Nessa ocasião, as escolas de samba do grupo especial de Belém disputarão com seus sambas enredo, e os dois melhores serão classificados para a semifinal do festival, em Duque de Caxias (RJ), na quadra da Grande Rio.

Ordem de apresentação das escolas para a disputa de sábado no Porto Futuro:

  1. Acadêmicos de Samba da Pedreira
  2. Bole Bole
  3. Piratas da Batucada
  4. Quem São Eles
  5. Boêmios da Vila Formosa
  6. Deixa Falar
  7. Rancho Não Posso Me Amofinar
  8. Mocidade Alariense
  9. Embaixada

Esse intercâmbio cultural entre a Grande Rio e as escolas de samba do Pará promete deixar um legado para o carnaval paraense, promovendo a troca de experiências, valorizando a cultura local e projetando o samba da região para o Brasil e o mundo.

Leia também: