1ª Conferência Municipal de Economia Popular e Solidária começa em Belém na segunda-feira (09)

As inscrições para a conferência estão abertas e seguem até segunda-feira (9), e podem ser realizadas através do site da Secretaria Municipal de Economia (Secon), responsável pela organização.

Foto divulgação

A 1ª Conferência Municipal de Economia Popular e Solidária terá início em Belém na próxima segunda-feira (9), e se estenderá até quarta-feira (11), no Campus da Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama), localizado no bairro Umarizal. O evento também contará com a Feira Popular de Economia Solidária, que ocorrerá simultaneamente.

As inscrições para a conferência estão abertas até a segunda-feira (9), e podem ser realizadas através do site da Secretaria Municipal de Economia (Secon), responsável pela organização. Com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública – Construindo Territórios Democráticos por Meio do Trabalho Associativo e da Cooperação”, o evento visa reunir representantes do governo e da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas para a economia popular e solidária em Belém.

O credenciamento dos participantes será realizado no dia 9 de setembro, das 12h às 15h, na Unama, junto à abertura da Feira Popular de Economia Solidária, que funcionará durante os três dias do evento. A programação inclui intervenções artísticas promovidas por coletivos locais.

A Conferência Municipal faz parte de um movimento nacional promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, em preparação para a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), que ocorrerá em abril de 2025, em Brasília. As etapas municipais e estaduais são fundamentais para a construção da Política Nacional de Economia Solidária, com a elaboração de propostas regionais, escolha de delegados e contribuições para o 2º Plano Nacional de Economia Solidária.

O secretário municipal de Economia, Leone Rocha, destacou a importância da ampla participação popular e a necessidade de uma representação robusta da sociedade civil. “Queremos garantir que Belém esteja bem representada na 4ª Conaes, com propostas que reflitam nossa realidade local”, afirmou Rocha.

Durante a conferência, serão analisados o contexto socioambiental, cultural, político e econômico que influencia a economia popular e solidária em Belém. Também serão formuladas propostas para o desenvolvimento de políticas públicas e eleitos os delegados para as conferências estaduais.

Os participantes poderão escolher uma área temática de interesse no momento da inscrição. Aqueles que desejarem concorrer como delegados precisarão comprovar residência em Belém por pelo menos dois anos e atuação no segmento da economia solidária.

Ao final do evento, será realizada a votação para a escolha dos delegados que representarão Belém na Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária, seguida pela leitura do documento final com as propostas elaboradas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: comepsbelem@gmail.com.

Leia também: