Eleitores de Belém e Santarém têm transporte público gratuito no domingo do segundo turno

A medida atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que busca assegurar o exercício do voto a todos os cidadãos.

Neste domingo (27), eleitores das cidades paraenses de Belém e Santarém contarão com transporte público gratuito para facilitar o deslocamento às seções eleitorais no segundo turno das eleições municipais. A medida atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que busca assegurar o exercício do voto a todos os cidadãos.

Em Belém, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) comunicou às empresas de ônibus municipais para implementar a gratuidade entre 4h e 23h59 do domingo. Os veículos deverão circular com a catraca livre e sem cobrador, além de exibirem avisos sobre a medida. Para garantir o cumprimento do decreto, a Semob determinou que a frota de ônibus opere com frequência de dias úteis e planejou uma operação especial de fiscalização, com agentes monitorando terminais e pontos do sistema BRT, aplicando sanções em caso de descumprimento.

Já em Santarém, a gratuidade do transporte coletivo será disponibilizada entre 7h e 19h e foi anunciada pelo prefeito Nélio Aguiar (MDB). Todos os eleitores da zona urbana, incluindo os que residem em Alter do Chão, poderão utilizar o transporte gratuito. Para acessar o benefício, os eleitores precisam apresentar o título de eleitor físico ou o e-Título digital, acompanhado de um documento de identidade com foto.

Com mais de 1,3 milhão de eleitores aptos a votar nas duas cidades, as iniciativas visam facilitar o acesso de todos ao voto, promovendo a participação democrática e garantindo que cidadãos com dificuldades de locomoção possam exercer seu direito de maneira justa e acessível.

Leia também: