Eleições 2024: Os pré-candidatos em Parauapebas

Prefeito Darci discursando em Parauapebas
Reprodução

O cenário político em Parauapebas segue imprevisível e confundindo os analistas politicos. Principalmente se tratando da base politica do atual prefeito, Darci Lermen (MDB), que até o momento conta com nada mais nada menos que quatro pré-candidatos a prefeito.

O último a se declarar pré-candidato foi o deputado federal, Keniston Braga (MDB), que até sábado estava se movimentando de forma tímida, realizando encontros para conversar com lideranças. Na manhã deste domingo, o deputado reuniu familiares, amigos, simpatizantes políticos, profissionais de imprensa e população em geral no Galpão da Vitória, no bairro Cidade Jardim, para comunicar sua decisão de disputar o comando da prefeitura. Dos candidatos da base de Lermen, Keniston é o que conta com o maior número de partidos apoiando seu projeto, sendo PCdoB, PSB, Republicanos, PTB, PV, PP e provavelmente o PT.

Reprodução: Redes Sociais

Em um grupo de whatsapp, o ex-aliado de Keniston, o empresário Branco da White (União Brasil), criticou duramente o deputado e também disponibilizou seu nome para a disputa do cargo.

O atual presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (MDB), ficou numa sinuca de bico com a oficialização da entrada de Keniston na disputa, já que os dois pertencem ao mesmo partido e o jovem vereador não conseguiu se organizar partidariamente falando, conseguindo apenas o PSDB como opção para uma possível filiação em caso de tensão dentro do atual partido. Há quem afirme que o futuro político do jovem já está definido, provavelmente vindo para a disputa de seu segundo mandato e tentando se reeleger como presidente da casa.

Reprodução/Câmara Municipal de Parauapebas

O atual deputado estadual Ivonaldo Braz (PDT) é o melhor nome da base governista, segundo pesquisa recente amplamente divulgada e tem sob seu domínio apenas mais uma sigla partidária, o Avante.

Reprodução/Alepa

O empresário Branco da White (União Brasil), embora seja um dos empresários mais bem sucedidos da região sul e sudeste do estado, mesmo sendo um dos maiores financiadores de campanhas da região e tendo contribuído em quatro pleitos vitoriosos do prefeito Darci, não tem mostrado aptidão para alavancar seu nome e nem mesmo partido para abrigar seus pré-candidatos a vereador. Seus correligionários reclamam da falta de organização do seu grupo político e a falta de estratégia para sair da baixa margem de pretensão de votos nas pesquisas. Até esse exato momento, Branco conseguiu apenas os partidos Solidariedade e Cidadania, sendo que esse último é federado com o PSDB, que está nas mãos do presidente da Câmara Municipal.

Reprodução: Redes Sociais

Enquanto isso, o vereador cassado Aurélio Goiano (PL) diz (seguir sorrindo para as paredes, já que cresce nas pesquisas e na boca do povo), mas se encontra afastado de seu mandato e naturalmente inelegível. O mesmo prega que a oposição está unida, o que não está tão claro. Nomes como Hipólito Gomes (Podemos), Dr Felipe (PL) e Graziele Ribeiro (sem partido) seguem esperando um desfecho da situação de Aurélio para tentar se emplacar como candidato ou candidata do Partido Liberal no município.

Reprodução: Câmara Municipal de Parauapebas

Comenta-se ainda nos bastidores que a única mulher na disputa ou “pré-disputa”‘, a pecuarista Graziele Ribeiro, filha do poderoso Hamilton Ribeiro, conseguiu a benção do PSD para se filiar, mas seu sonho é concretizar seu projeto no PL, deixando o PSD como segundo plano.

Seguiremos acompanhando esse quebra-cabeças já com 2024 batendo na porta.

Leia também: