PT e MDB tramam contra a reeleição do atual prefeito de Belém

O prefeito de Belém já assumiu a dependência dos governos Lula e Helder para tentar a reeleição. A possibilidade de se filiar ao PT é ventilada há meses e agora pode estar sendo pressionado a concretizá-la. Se optar em ficar no PSOL, Edmilson Rodrigues periga enfrentar candidaturas de dentro do arco de aliança controlado pelo MDB.

A informação publicada no Twitter do jornalista Diógenes Brandão, sobre a filiação de Igor Normando no PT-PA para ser candidato a prefeito de Belém caiu como uma bomba nos bastidores da política paraense.

A notícia alvoroçou os meios petistas e uma reunião do partido foi convocada para a próxima segunda-feira, as 8h30 da manhã, onde o principal ponto de pauta será a possível filiação de Igor Normando.

João Salame.

Primo do governador Helder Barbalho (MDB), Igor Normando está licenciado como deputado estadual e é o atual secretário da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC) e segundo fontes petistas, está sem partido e prestes a ser filiado ao PT-PA pelo senador Beto Faro (PT), no intuito de ser candidato à Prefeitura de Belém pela aliança PT/MDB.

Reuniões na casa de Beto Faro e em gabinetes da ALEPA teriam sido realizadas essa semana, no intuito de sacramentar a estratégia traçada há meses pelos caciques partidários. O plano vem ganhando corpo após o diretório nacional do Psol decidir que o partido não poderá fazer aliança com partidos como o MDB, que gostaria de apontar o vice de Edmilson em troca de apoio para sua difícil reeleição.

Em publicação recente, Patrick Paraense registrou de forma elogiosa a presença de Igor Normando na empresa que cuida da imagem do PT-PA e do senador Beto Faro, onde deu a entender que o primo de Helder está preparado para assumir a prefeitura de Belém.

Procurados pela nossa reportagem, nenhum dos citados nos deu retorno até o final dessa matéria.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) mantém uma rejeição acima de 70%, conforme diversas pesquisas divulgadas até então.

Estranho no Ninho

O jornalista Diógenes Brandão lembra que como presidente estadual do PT-PA, o senador Beto Faro já surpreendeu seus militantes nos meses que antecederam a campanha eleitoral de 2022, ao filiar e tornar como seu suplente ao Senado, Josenir Nascimento, um estranho ao ninho petista, mas fiel escudeiro de Helder Barbalho e operador do MDB-PA.

O deputado estadual Zeca Pirão e o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador John Wayne são os principais nomes emedebistas que também se apresentam com interesse de serem candidatos do MDB, para a prefeitura ou vice. Zeca e John acreditam na fala que Helder tem dito para todos que o perguntam sobre sua escolha: “Vamos ver quem crescer e se torna preferido”.

O deputado federal José Priante, que já se apresentou diversas vezes como candidato a prefeito de Belém pelo MDB, “anda silente, mas não está morto”, diz uma fonte do diretório do MDB Belém.

APOIO IMPRESCINDÍVEL

Vale lembrar, que Edmilson foi eleito prefeito em 2020, em disputa com o delegado federal Everaldo Eguchi (Patriota) e com apoio, ainda que apenas nos bastidores, do governador Helder Barbalho, que no dia da eleição postou até uma foto vestindo lilás (cor do Psol) ao lado da primeira-dama Daniela Barbalho, em suas redes sociais.

A parceria preocupa a direita paraense, que tem o deputado federal Eder Mauro (PL) apostando todas as fichas no filho, o deputado estadual Rogério Barra (PL).

A falta de popularidade de Igor Normando

Eleito vereador de Belém em 2016 e deputado estadual por dois mandatos (2018 e 2022), Igor Normando se licenciou do mandato logo após a posse para assumir o comando da SEAC, a poderosa Secretaria Estadual de Articulação da Cidadania, que controla as Usinas da Paz, uma das principais políticas públicas sociais do governo Helder. Para ser secretário ou candidato a prefeito, Igor não tem nenhuma barreira e caso queira, pode voltar ao seu mandato de deputado, bastando ele – ou o governador – querer.

Apesar de levantar a bandeira de pautas populares como a causa animal, Igor sabe que tem baixa popularidade e forte rejeição nas pesquisas e nas redes sociais, onde quase que diariamente é recordado na clássica capa do jornal O Liberal, onde aparece junto com a foto dos 18 vereadores de Belém que votaram contra o projeto de lei que obrigava a frota municipal de ônibus de Belém a adotar o ar-condicionado em seus veículos. Igor Normando era vereador em 2017, época que o projeto entrou em pauta e foi um dos parlamentares que votaram contra.

Leia também: