A direção nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou, nesta segunda-feira (7), a troca de comando da legenda no Pará. A nova composição da Executiva Estadual será presidida pelo prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, conhecido como Dr. Daniel, encerrando o longo ciclo da família Andrade à frente da sigla no estado. Daniel está filiado ao PSB por apenas 11 meses, tendo saído do MDB após negar ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a indicação de seu vice para a disputa pela reeleição em Ananindeua.
A decisão foi comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), após reunião em Brasília entre o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, e o deputado estadual Fábio Figueiras. Apesar do tom supostamente diplomático, não houve consenso: Siqueira propôs que Cássio permanecesse como vice-presidente da nova direção, mas o vice-prefeito sugeriu o contrário — que Daniel ficasse na vice. Sem acordo, prevaleceu a linha política da Executiva Nacional.
Nova composição e transição
Nos próximos dias, ambas as lideranças devem indicar nomes de confiança para realizar a transição documental. A nova executiva será composta por:
- Daniel Santos – presidente
- Hugo Athayde (vice-prefeito de Ananindeua) – vice-presidente
- João Salame (ex-deputado) – secretário-geral
- Alexandre Gomes (vereador de Ananindeua) – tesoureiro
PSB fora da base de Helder Barbalho
A mudança marca também um reposicionamento político do PSB, que deixa o bloco de apoio ao governador Helder Barbalho (MDB) e sinaliza um avanço nos planos de Daniel Santos em ter um partido “confiável” para concorrer às eleições de 2026, deixando a Prefeitura de Ananindeua para disputar outro cargo, podendo ser o de governador, senador ou deputado federal ou estadual.
Consultado por nossa redação, o vice-prefeito de Belém e secretário de Esporte e Lazer do estado do Pará, Cássio Andrade emitiu nota ainda na noite desta segunda-feira, 7, a qual reproduzimos abaixo:
Carta Aberta ao nosso time da boa política
Queridos amigos e amigas do PSB no Pará,
Recebi com profunda decepção, porém com o coração tranquilo, a decisão da Executiva Nacional que destitui o nosso grupo da Presidência do PSB no Pará. Assim como muitos de vocês, fui pego de surpresa, pois não houve qualquer consulta ou diálogo com os filiados do partido em nosso Estado. A escolha do novo presidente desrespeita os princípios de democracia interna, justiça e transparência que sempre defendemos.
Fui filiado ao PSB por mais de 20 anos e sempre me dediquei ao partido com comprometimento e paixão. Em 2022, apesar das dificuldades, mantive minha lealdade ao PSB, recusando a oportunidade de disputar uma vaga como deputado federal por outra legenda, mesmo sabendo que isso me custaria um mandato. Deixei claro que minha lealdade ao PSB era inegociável, e isso me custou a eleição, pois, se tivesse optado por migrar para outra legenda, estaria eleito. Já em 2024, ainda fiel ao PSB, fui eleito vice-prefeito da capital do Pará.
No entanto, o trabalho não para. A boa política, aquela que é pautada pela ética, transparência e compromisso com o povo, seguirá firme, independentemente dessa decisão arbitrária. Novas portas se abrem para quem é leal, para quem trabalha com dedicação e convicção pelo que é certo. Continuarei a lutar por um futuro melhor para o Pará, sem me deixar abater por atitudes que não condizem com os valores que sempre defendi.
Tal decisão destitui toda a nossa direção estadual, mas quero reforçar a todos os nossos aliados: ao nosso forte e grande grupo em todo o Estado, nosso time de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e lideranças, saibam que vamos continuar unidos, mostrando que temos um projeto em comum.
Agradeço profundamente a todos que, como eu, acreditam na força da boa política e no poder de transformação que ela tem. Com o apoio de cada um de vocês, continuaremos a trabalhar incansavelmente pelo nosso Estado, buscando sempre o melhor para o Pará e para o nosso povo.
Com o respeito e a lealdade de sempre,
Cássio Andrade
Vice-Prefeito de Belém
Secretário de Estado de Esporte e Lazer – PA
Leia também:
Deixe um comentário