A DOXA divulgou o “ÍNDICE DOXA DE GESTÃO” de 2024, resultado de pesquisas de opinião realizadas em 65% dos municípios do Pará. Ao todo, 93 municípios foram avaliados, com as gestões definidas em três blocos: Top 20, Top Médio e Piores prefeitos, com base na aprovação ou desaprovação da população sobre a administração municipal ao longo do ano.
Top 20
No Top 20, isto é, os 20 prefeitos que tiveram melhores avaliações em 2024, observamos que apenas um (1) prefeito (São Francisco do Pará) não conseguiu eleger seu sucessor, tendo, portanto, alternância de poder no município. Os dezenove (19) se reelegeram ou fizeram sucessor.
Top Médio de Gestão
Do 21º colocado ao 73º chamamos de “Top Médio de Gestão”. Nesse bloco ainda há um índice bem considerado de prefeitos que se reelegeram ou que conseguiram fazer seu sucessor. Esse índice chega a 86%. Apenas 14% não obtiveram sucesso.
Os 20 Piores na avaliação Popular
Como o Top 20, aqui apresentado o Top dos 20 Piores na avaliação dos participantes. Nesse Top 20, os índices se invertem: 75% não se reelegeram ou não conseguiram fazer seu sucessor. Apenas 25% tiveram sucesso na empreitada eleitoral de 2024.
Metodologia
A metodologia utilizada para aferir esse índice é a quantitativa aproximada domiciliar, estratificada por cotas de sexo, idade e área geográfica (bairros e comunidades rurais) através de uma amostra representativa de cada município pesquisado. O índice é extraído da seguinte questão: “De maneira geral, você aprova ou desaprova a maneira como o/a prefeito/a vem administrando o seu município?”
Leia também:
Deixe um comentário