Denúncia expõe falta de ética no atendimento em postos de saúde de Ananindeua - Estado do Pará Online

Denúncia expõe falta de ética no atendimento em postos de saúde de Ananindeua

Paciente relata comentário discriminatório ao solicitar medicação preventiva no CTA do município

Divulgação

Uma grave denúncia sobre a falta de ética no atendimento dos postos de saúde municipais de Ananindeua chamou a atenção da equipe do Estado do Pará Online (EPOL). “Você vai contrair HIV se continuar a ter essa vida promíscua”, foi o que Matheus Loura, 26 anos, ouviu de uma profissional de saúde que faz o acolhimento do Centro de Testagem e Acolhimento de Ananindeua (SAE/CTA).

O jovem relata que a frase veio da enfermeira Arlete Monteiro Lanhellas em um “tom bem julgador”, após a solicitação da PEP (Profilaxia Pós-Exposição). O medicamento é uma estratégia de prevenção de infecções como o HIV, hepatites virais, sífilis e outras ISTs. A PEP consiste na administração de medicamentos ou imunobiológicos após uma possível exposição ao vírus.

Enviada por Matheus Loura

Nas respostas à postagem do rapaz, outras pessoas também compartilharam a experiência de constrangimento ao precisar da medicação, devido à falta de ética dos profissionais da saúde. Matheus oficializou a denúncia para a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU) e aguarda uma resposta.

A equipe do Estado do Pará Online (EPOL) solicitou uma nota para a SESAU e para o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (COREN/PA) sobre a postura da enfermeira e aguarda um posicionamento das duas entidades.

Leia também: