A Defesa Civil de Belém realizou, nesta terça-feira (1º), um mutirão de vistorias nas comunidades ribeirinhas de Paciência, Piriquitacuara e Murutucum, na Ilha do Combú, devido ao aumento das erosões nas encostas. A ação, solicitada pelos moradores, avaliou mais de 200 residências e contou com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SEGUP). Segundo os relatos, a elevação da maré tem agravado os riscos de desabamento, colocando famílias em situação de vulnerabilidade.
O superintendente da Defesa Civil, Vitor Magalhães, destacou a urgência da operação, determinada pelo prefeito Igor Normando. “Foi uma missão intensa, solicitada pelo prefeito, diante da situação agravada pela maré alta. Conseguimos realizar esse atendimento de forma ágil para ouvir e apoiar as comunidades”, afirmou. Além das vistorias, um laudo técnico será elaborado para auxiliar as famílias afetadas a acessarem benefícios sociais e emergenciais.
A Prefeitura de Belém informou que a Ilha do Combú passará a ser monitorada constantemente para acompanhar o avanço das erosões e implementar ações preventivas. O laudo técnico servirá como base para a adoção de medidas de mitigação e suporte às comunidades impactadas.
Leia também:
Deixe um comentário